“Lula devolveu a normalidade democrática ao Brasil”, diz El País

O jornal espanhol de maior circulação publicou uma analise do primeiro ano de governo do presidente Lula.

“Lula devolveu a normalidade democrática ao Brasil”, diz El País | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula “devolveu a normalidade democrática ao Brasil após a montanha-russa do mandato de [Jair] Bolsonaro”, segundo o jornal espanhol El País. Em texto publicado nesta terça (2) com uma análise do primeiro ano do terceiro mandato do petista, o veículo diz que ele cumpre o que prometeu ao eleitorado e atua para “reconstruir o Brasil”.

“A democracia mais poderosa da América Latina foi transformada numa espécie de oásis de estabilidade diante do terremoto que o ultraliberal Javier Milei causou na Argentina”, diz o texto, escrito por Naiara Galarraga Gortázar, correspondente do El País no Brasil.

“O presidente brasileiro dedicou este ano a tornar realidade seu lema ‘Reconstruir o Brasil’ depois dos estragos causados à democracia, às instituições, ao equilíbrio entre os poderes e ao meio ambiente por seu antecessor. Parte de seus eleitores elegeu Lula justamente por isso: salvar a democracia dos ataques do bolsonarismo, mais do que por um apoio fechado às suas posições e propostas”, prossegue o El País.

O jornal também compara a atual gestão ao seu primeiro ano na presidência, em 2003, e diz que ele volta ao Palácio do Planalto “com mais duas décadas de experiência”. “Reformulou, atualizou e relançou os programas, cumprindo a promessa feita há duas décadas de incluir os pobres no orçamento”, avalia.

O texto ainda destaca o foco do governo em torno dos problemas socioeconômicos do país, a neutralização da tentativa de golpe durante o ataque terrorista de 8 de janeiro e a aprovação da reforma tributária. Para o El País, a condução da economia “tem sido o ponto brilhante de seu mandato” e lembra que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 3% em 2023, quatro vezes mais do que o previsto quando assumiu o posto.

O jornal espanhol também elogia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo bom desempenho da economia brasileira e diz que a “principal conquista” do governo Lula é mudar o foco do debate político do país, deixando de lado tramas golpistas e conspirações.

“Sua principal conquista é que o debate político brasileiro volte a girar em torno dos grandes problemas socioeconômicos e das dificuldades de obter apoio suficiente para aprovar leis, e não em torno do humor nos quartéis [do Exército], da criminalização de adversários ou de teorias conspiratórias”, aponta o El País.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES