Lula disse estar preocupado com crise entre Venezuela e Guiana e defende diálogo

Tensão entre Venezuela e Guiana é causada por disputa territorial pela região de Essequibo, equivalente 70% do território guianense e com reserva vasta de petróleo.

Lula disse estar preocupado com crise entre Venezuela e Guiana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua preocupação com a crise entre Venezuela e Guiana e advogou a favor do diálogo entre os dois países sul-americanos durante uma conversa telefônica com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, realizada neste sábado (9).

A tensão entre Venezuela e Guiana decorre de uma disputa territorial pela região conhecida como Essequibo. Atualmente, essa área integra o território da Guiana, mas é objeto de reivindicação pelo governo de Maduro.

Equivalente a cerca de 70% do território guianense, o local possui reserva vasta de petróleo e é motor para renascimento econômico do país. Entenda a disputa.

"O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz", disse o governo brasileiro em comunicado à imprensa.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula sugeriu a Maduro que o presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, trate do tema com Venezuela e Guiana.

O presidente, ainda de acordo com o governo, também reiterou que o Brasil está a disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas de diálogos para a resolução da questão territorial. A conversa entre Lula e Maduro aconteceu na manhã deste sábado, por volta das 10h, e durou cerca de meia hora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES