Lula e governadores terão mandato até primeira semana de 2027; entenda

Isso porque o próximo presidente e o vice eleitos serão empossados em 5 de janeiro de 2027, enquanto governadores e vice-governadores assumirão no dia 6 de janeiro

Lula e governadores terão mandato até primeira semana de 2027; entenda | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores que assumiram os cargos para esta gestão terão mandatos até a primeira semana de 2027.

Isso porque o próximo presidente e o vice eleitos serão empossados em 5 de janeiro de 2027, enquanto governadores e vice-governadores assumirão no dia 6 de janeiro, e não mais no dia 1º. Uma emenda constitucional alterou a data das posses.

A mudança proposta pela PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma eleitoral foi aprovada pelo Senado em 22 de setembro de 2021 e teve como relatora a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Lula e governadores terão mandato até primeira semana de 2027; entenda - Foto: Flickr/Lula

À época, os senadores mantiveram dois pontos aprovados pela Câmara: a mudança na data de posse e a distribuição de verbas entre os partidos políticos.

Com isso, passou a valer também a regra de que os votos recebidos por mulheres e negros para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 a 2030 contarão em dobro para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.

A alteração na data da posse, no entanto, pode criar impasses, uma vez que o ano orçamentário acaba no primeiro dia de janeiro. Por isso, a nova data valerá apenas em 2027. A expectativa é que até lá seja aprovada uma lei alterando o ciclo do Orçamento.

Essas mudanças eram parte da tentativa do Congresso de emplacar a maior reforma eleitoral e política desde a Constituição de 1988. No entanto, foram aprovadas apenas alterações pontuais.

A ofensiva para alterar parte do arcabouço eleitoral e político do país foi capitaneada pela Câmara, sob o comando do presidente Arthur Lira (PP-AL).

Logo que foi eleito, o deputado criou o grupo de trabalho responsável por consolidar toda legislação eleitoral e estabelecer um código unificado. A intenção de Lira era que as mudanças propostas fossem aprovadas a tempo de vigorar para a eleição de 2022.

PEC DA REFORMA ELEITORAL

Aprovado pelo Senado

- Votos em mulheres e negros contarão em dobro para fins de cálculo do valor do fundo partidário e do fundo eleitoral a partir da eleição de 2022 até 2030

- Constitucionalização da fidelidade partidária: deputados e vereadores perderão o mandato quando se desligarem do partido, exceto nos casos de justa causa e anuência da sigla. Hoje, a regra está prevista apenas em lei

- Posse do presidente da República em 5 de janeiro e de governadores em 6 de janeiro, a partir de 2027. Atualmente, ocorrem no primeiro dia do ano

- Plebiscitos municipais ocorrerão concomitantemente às eleições municipais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES