Lula e Macron anunciam 1 bilhão de euros para Amazônia do Brasil e Guiana

O encontro entre os dois líderes ocorreu em Belém, cidade escolhida para sediar a cúpula do clima COP-30 no próximo ano.

Presidentes Lula e Macron | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês, Emmanuel Macron, lançaram, nesta terça-feira, 26, um programa ambicioso que visa investir 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.

COMO ACONTECEU: O encontro entre os dois líderes ocorreu em Belém, cidade escolhida para sediar a cúpula do clima COP-30 no próximo ano. Macron deu início à sua visita ao Brasil pela Amazônia, com planos de também visitar Brasília.

O investimento planejado, que se estenderá ao longo dos próximos quatro anos, será fruto de uma colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento, com expectativa de envolvimento do setor privado.

QUEM PARTICIPA: Os líderes também anunciaram que a participação das comunidades locais, incluindo povos indígenas, será integrada ao processo de tomada de decisão sobre os investimentos. Além disso, planejam promover um grande plano de investimento global, público e privado, para a bioeconomia, no âmbito da presidência brasileira do G20.

COMPONENTES DO PLANO

. Estabelecimento de um diálogo entre as gestões francesa e brasileira a respeito dos desafios da bioeconomia; 

. parcerias entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento;

. nomeação de coordenadores para empresas inovadoras na área; 

. novo acordo científico entre França e Brasil executado por instituições como CIRAD e Embrapa; 

. criação de um hub de pesquisa e investimento para a bioeconomia.

PARCERIAS

Finalmente, os presidentes se comprometeram a promover parcerias globais para financiar a proteção das florestas tropicais e da biodiversidade, inclusive através de novos instrumentos de financiamento, como a proposta do Brasil de indicar um novo membro para o Painel Internacional de Créditos de Biodiversidade.

ÁREAS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos serão aplicados em:

.Ações como conservação e manejo sustentável das florestas, 

. tecnologias baseadas em recursos biológicos, 

. capacitação, criação de empregos 

. pesquisa para o desenvolvimento de indústrias sustentáveis, manejo sustentável e/ou restauração das florestas e da biodiversidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES