Lula elogia performance de Dilma e pede juízo a parlamentares

Presidente aprovou diversos temas em lançamento do Portal Brasil, que reúne informações sobre o governo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta quarta-feira, 3, a performance da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais e previu um crescimento ainda maior da candidata. "Ela vai crescer mais (nas pesquisas) quando ficar mais conhecida, quando sair mais pelo país e é para isso que tem a campanha", disse o presidente, durante entrevista após o lançamento do Portal Brasil, que reúne todas as informações dos sites de governo em apenas um site.

Lula destacou, no entanto, que o "jogo está só começando". "A performance de Dilma está boa, mas o jogo não está definido. Não se trata de alguém vencer ou não. É cedo para isso. O jogo não está jogado. Não se sabe qual a escalação dos times ainda", disse.

Questionado se os resultados das últimas pesquisas eleitorais poderia afugentar o candidato da oposição, governador José Serra, Lula respondeu: "É uma grande bobagem pensar que uma pesquisa deixa um candidato com medo, com oito meses antes da eleição. O jogo está começando e o jogo está bom. Há um certo equilíbrio. Não é como o Santos fez com o Corinthians no domingo. Ninguém consegue fazer presidente por antecipação. A eleição terá seu resultado somente no dia da eleição, antes disso, é bobagem".

Lula enfatizou que ainda é cedo para fazer qualquer avaliação sobre as eleições de 2010. "Não houve sequer convenções dos partidos. A campanha vai começar de verdade quando começar a propaganda de TV", disse. Questionado sobre o fato de Dilma e Serra estarem juntos em cerimônia ontem em São Paulo, ele disse que isso é um "fato inusitado na conquista da democracia". "As pessoas que são candidatas e oponentes não se veem mais como inimigas como antigamente. Se tratam como brasileiros civilizados que disputam o mesmo cargo", disse.

Juízo

O presidente fez um apelo aos parlamentares para que, em um ano eleitoral, não sejam tomadas decisões apenas com intuito de ganhar votos. "Aproveito o momento para fazer um apelo aos deputados e senadores que não é porque estamos em época eleitoral que vai se praticar a farra do boi. Não é banalizando decisões que se vai ganhar votos. É preciso ter juízo em ano eleitoral. Não se pode prometer mundos e fundos. A sociedade brasileira sabe que as conquistas foram resultado de um trabalho sério. Se dermos sinais de que a farra do boi vai começar, vamos perder a imagem de país sério."

O presidente comentou a decisão da Câmara dos Deputados de incluir uma emenda no projeto que cria o Fundo Social do pré-sal, que permite a utilização de parte do fundo para o reajuste de aposentadorias de valor superior a um salário mínimo. Questionado se vetaria a emenda, caso ela fosse confirmada pelo Senado, Lula disse: "Vamos esperar chegar (a medida para sanção). O presidente só se pronuncia quando o assunto chega as suas mãos."

Bolsa Família

Ao contrário do que fizeram aliados do governo no Senado, Lula avaliou positivamente o projeto aprovado pela Comissão de Educação do Senado, que cria um benefício adicional ao Bolsa Família para os alunos que tiverem bom desempenho escolar. "Se todo o mal que o meu governo causou são os meus adversários aprovarem melhorias na política social, ótimo", disse o presidente. "A ideia da oposição pode ser boa porque é um incentivo a mais para a criança estudar", disse Lula.

O projeto foi aprovado ontem pela comissão no Senado e virou o centro de um debate entre petistas e oposição. A líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), acusou a oposição de fazer uso político do programa em um ano eleitoral e avaliou que o projeto coloca a responsabilidade em cima das crianças, que serão forçadas a ter um bom desempenho para que os pais ganhem o adicional no benefício.

Lula ainda aproveitou o tema para voltar a reclamar o fim CPMF, que prejudicou a destinação de recursos para a saúde. "Se eles (partidos de oposição) tivessem feito isso há anos atrás, se não tivessem derrubado a CPMF, a saúde poderia estar em melhores condições", disse. "Achavam que iam prejudicar o governo derrubando a CPMF. A saúde poderia estar melhor. Eles agiram com mesquinharia", acrescentou.

Portal Brasil

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 3, o Portal Brasil (www.brasil.gov.br), que reúne todas as informações dos sites de governo em apenas um site. Durante a solenidade de lançamento, o presidente Lula chamou o site de "Google nacional, totalmente brasileiro". "Qualquer brasileiro poderá ter informação, não existirá mais segredo das coisas que estamos fazendo. Não é portal do presidente Lula ou deste governo. É um portal do Brasil para o Brasil", definiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES