Lula embarca para o Egito para tratar de acordos bilaterais, clima e conflitos

Esta será a segunda vez durante seu mandato que o líder executivo visita o continente africano em uma missão oficial.

Lula embarca para o Egito para tratar de acordos bilaterais, clima e conflitos | Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início à sua primeira viagem internacional de 2024. Esta será a segunda vez durante seu mandato que o líder executivo visita o continente africano em uma missão oficial. Seus primeiros compromissos serão no Egito, agendados para o dia 15 de fevereiro.

A visita oficial ao país coincide com o centenário das relações diplomáticas entre as nações. Em 2022, quando era presidente eleito, Lula participou da COP-27 em Sharm El-Sheikh, a convite do governo egípcio.

Em 2024, serão tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes falarão ainda sobre temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina.

A expectativa é que sejam firmados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Sob a liderança de Lula como presidente do Brics, o Egito tornou-se parte do grupo.

O apoio do governo do Egito foi fundamental para a repatriação de 115 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza, por meio de evacuações pela fronteira de Rafah, em 12 de novembro 2023 (32 pessoas); 9 de dezembro 2023 (47 pessoas); 21 de dezembro de 2023 (32 pessoas); e 8 fevereiro de 2024 (quatro pessoas), que seguiram para o Cairo antes de embarcarem para o Brasil.

No ano de 2023, o comércio bilateral entre Brasil e Egito atingiu a marca de US$ 2,8 bilhões, estabelecendo o Egito como o segundo maior parceiro comercial do Brasil no continente africano. O saldo comercial foi favorável ao Brasil, registrando um superávit de US$ 1,83 bilhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES