Lula encerra 2023 em alta com nordestinos e em baixa com evangélicos, diz Quaest

A pesquisa indica uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula encerra 2023 em alta com nordestinos e em baixa com evangélicos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo levantamento da Genial/Quaest realizado em dezembro, a gestão do governo Lula (PT) recebe uma aprovação de 54%, ao passo que a desaprovação atinge 43%. A pesquisa indica uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A desaprovação do governo Lula oscilou de 42% para 43% desde outubro. Já a aprovação foi de 54%, assim como dois meses atrás; 3% não souberam responder.

Nordeste é quem melhor avalia o primeiro ano do governo Lula, com 70% de aprovação e 28% de desaprovação. A nota média na região foi de 6,9 (de 0 a 10), segundo a sexta e última pesquisa do ano feita pelo instituto.

No Sul, 51% desaprovam, enquanto 46% aprovam. Sudeste (49% aprovam e 47% desaprovam) e Centro-oeste/Norte (51% aprovam e 47% desaprovam) tiveram empate técnico, considerando a margem de erro. 

Evangélicos desaprovam, e católicos aprovam Lula. No primeiro grupo, mais identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a avaliação negativa foi de 56% enquanto a positiva foi de 41%. Entre os católicos, 61% aprovam e 37% desaprovam o governo.

Pobres aprovam; ricos desaprovam. Para quem recebe até 2 salários mínimos, a aprovação é de 64%, contra 33% de desaprovação. Para quem ganha mais de 5 salários mínimos, a desaprovação é de 55%, contra 41% de aprovação.

Aprovação entre pretos e pardos, e empate técnico entre brancos. 63% dos pretos aprovam Lula, enquanto 35% desaprovam; entre pardos, fica 57% x 41%; entre brancos, 49% aprovam e 47% desaprovam (empate na margem de erro).

Lula é melhor avaliado no público feminino (55% aprovam e 41% desaprovam). No masculino, fica 52% a 46%.

Aprovação entre os que têm menor escolaridade, e desaprovação entre os que têm maior. 65% dos que estudaram até o ensino fundamental aprovam o governo Lula e 32% desaprovam; há empate técnico entre quem tem ensino médio completo ou incompleto (50% aprovam e 47% desaprovam), e para quem tem ensino superior incompleto ou mais fica 55% de desaprovação e 43% de aprovação.

Haddad em alta

Fernando Haddad (Fazenda) foi citado como o melhor ministro por 7% dos entrevistados. De malas prontas para o STF, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) teve 4%; Camilo Santana (Educação) aparece com 2% das menções.

Dados da pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro. Ao todo, foram feitas 2.012 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados, segundo o instituto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES