Lula encontra lideranças progressistas latino-americanas e europeias

Reunião em Bruxelas tratou de combate à desigualdade e meio ambiente

Lula encontra lideranças progressistas latino-americanas e europeias | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente em um café da manhã em Bruxelas, capital da Bélgica, junto a líderes progressistas e democratas latino-americanos e europeus. O encontro, organizado por Stefan Löfven, ex-primeiro-ministro da Suécia, ocorreu simultaneamente à 3ª Cúpula Celac-União Europeia.

Após o encontro, os 60 líderes presentes na reunião da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE) têm a intenção de emitir uma declaração conjunta destacando os progressos alcançados durante as discussões. Paralelamente, as negociações para um acordo entre o Mercosul e a União Europeia continuam em reuniões bilaterais.

Durante o café da manhã coordenado por Löfven, foram abordados diversos temas de interesse comum entre os participantes, conforme divulgado pelo Planalto. Entre os assuntos discutidos estavam a defesa da democracia, o combate à desigualdade, a promoção do bem-estar social, o respeito aos direitos humanos e as ações relacionadas ao clima e ao meio ambiente. 

O encontro reuniu, além do presidente Lula, Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Fredricksen, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, entre outros. O governo do México foi representado pela secretária de Relações Exteriores, Alícia Barcena. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES