Lula encontra Zelensky hoje em Nova York: 'Vou falar sobre o que ele quer'

Anteriormente, os dois líderes tiveram uma conversa por telefone no primeiro semestre, na qual expressaram a intenção de se reunir pessoalmente

Avalie a matéria:
Lula encontra Zelensky hoje em Nova York: 'Vou falar sobre o que ele quer' | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem um encontro agendado com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, em Nova York, nos Estados Unidos, durante a tarde. Essa reunião bilateral foi confirmada pelo Palácio do Planalto e marca o primeiro encontro entre Lula e Zelensky para discutir a guerra em curso na Ucrânia. Anteriormente, os dois líderes tiveram uma conversa por telefone no primeiro semestre, na qual expressaram a intenção de se reunir pessoalmente.

Ao ser questionado sobre a expectativa pelo encontro com o ucraniano, Lula afirmou que a conversa será entre "dois presidentes de países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões". "Vou conversar sobre os problemas que ele [Zelensky] quer conversar comigo", afirmou. O encontro entre Lula e Zelensky será fechado, e a imprensa não poderá acompanhar a conversa.

O foco principal desse encontro com Zelensky é explorar a possibilidade de o Brasil desempenhar um papel na facilitação de um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Lula manifestou interesse em liderar um grupo de países para contribuir nesse processo de negociação. No entanto, Zelensky estabeleceu certas condições da parte da Ucrânia para participar de qualquer negociação e espera que o governo brasileiro adote uma posição mais robusta em relação ao Kremlin.

O histórico do relacionamento entre Lula e Zelensky teve seus desafios, com declarações controversas do presidente ucraniano sobre tanto o chefe do Executivo brasileiro quanto o presidente russo, Vladimir Putin. Vale ressaltar que o Brasil é um dos países, junto com a Índia e a China, que declararam publicamente sua neutralidade no conflito entre Ucrânia e Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES