Lula entra na lista de 100 personalidades mais influentes da revista Time

Entre as justificativas para a escolha do presidente Lula, a revista aponta a questão da Amazônia

Lula entra na lista de 100 mais influentes da revista Time | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incluído na lista das cem personalidades mais influentes da revista Time de 2023, divulgada divulgada nesta quinta-fera (13).  

Além do petista, a seleção também inclui o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.

Entre as justificativas para a escolha de Lula, a revista aponta a questão da Amazônia. Em um texto escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, que descreveu cada personalidade da lista da Time, Lula é destacado como estando em sintonia com o "florescimento" da ação climática neste ano e sendo "fundamental" nesta década decisiva para o clima.

 Vale ressaltar que o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, correspondente do "The Wall Street Journal" na Rússia e que foi preso este mês pelo serviço de segurança russo acusado de espionagem, também foi mencionado na lista.

Al Gore, que também é ativista ambiental, disse que Lula é o campeão do clima". 

"Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (...). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade", diz o texto. 

"Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior". 

A Time também escolheu nomes como:

-O rei Charles III, que assumiu a coroa do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado;

-O escritor Salman Rushdie, o autor de "Versos Satânicos" esfaqueado em um evento em Nova York em agosto de 2022, anos depois de o então líder do Irã emitir um pedido de morte a ele;

-O ator chileno Pedro Pascal, estrela de séries como "Narco", "The Mandalorian" e "The Last of Us", descrito na revista em texto da atriz Sarah Paulson como "poderoso, comovente, hilário, pateta, capaz de ter as conversas mais profundas, disposto a segurar seu cabelo quando você está doente e possuidor do ombros mais largos para se apoiar".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES