Lula entrega Prêmio Camões à Chico Buarque com críticas à Bolsonaro

A homenagem havia sido concedida ao artista brasileiro em 2019. O título, no entanto, foi vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que se recusou a assinar o documento que chancelava a premiação.

Lula entrega Prêmio Camões à Chico Buarque com críticas à Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante viagem à Portugal, o presidente Lula (PT) entregou o prêmio Camões ao compositor e escritor Chico Buarque. Em discurso, o petista ressaltou que a entrega da honraria representa uma vitória da democracia. O presidente disse que a cerimônia de hoje "corrige um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira".

A homenagem havia sido concedida ao artista brasileiro em 2019. O título, no entanto, foi vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que se recusou a assinar o documento que chancelava a premiação. Indiretamente, Lula criticou o ex-presidente afirmando que "o ataque à cultura em todas as suas formas" foi parte de um projeto que a "extrema-direita" tentou implementar no Brasil, mas que "a democracia venceu".

Lula também ressaltou que "o obscurantismo e a negação das artes" foram marcas do totalitarismo e das ditaduras "que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal". Criado em 1988, o Prêmio Camões de Literatura visa homenagear a autora ou autor de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural" do idioma.

"É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso, porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019, e não foi. Todos nós sabemos por quê. O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema-direita tentou implementar no Brasil. Se hoje estamos aqui é porque, finalmente, a democracia venceu no Brasil", disse o presidente.

Em seu discurso, Chico Buarque disse que valeu a pena a espera de quatro anos e "agradeceu Bolsonaro" pela "rara fineza" de "não sujar o diploma" de seu Prêmio Camões. "Quatro anos de um governo funesto, duraram uma eternidade. Foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás", finalizou Buarque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES