Lula exclui Correios e outras seis estatais de programa de privatização

Os Correios e outras seis estatais foram excluídas de programas voltados para a privatização no governo federal

Correios sai da pauta de privatização de empresas estatais | Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva excluiu os Correios e outras seis estatais de programas voltados para a privatização. A medida foi divulgada por meio de decreto, publicado na edição do Diário Oficial do último dia 6 de abril.  

O decreto retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND), como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT; Empresa Brasil de Comunicação - EBC; Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - Dataprev; Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep; Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro; Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. - ABGF; e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - Ceitec

O decreto também revogou a qualificação de três empresas e ativos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. São elas:  

I - dos armazéns e dos imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab constantes do Anexo ao Decreto nº 10.767, de 12 de agosto de 2021;

II - da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. - PPSA; e

 III - da Telecomunicações Brasileiras S.A. - Telebras.

Privatização dos Correios

O processo de privatização dos Correios iniciou ainda no governo Jair Bolsonaro. Em fevereiro de 2021, o então presidente entregou ao Congresso Nacional o projeto de lei que abria caminho para a privatização da empresa. O governo havia escolhido um modelo de privatização que previa a venda de 100% da estatal. À época, existia uma previsão de um leilão para concretizar a venda no 1º semestre de 2022. A privatização chegou a ser aprovada pela Câmara, mas travou no Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES