Lula faz apelo à ONU e pede ações concretas para o cessar-fogo em Gaza

O presidente Lula propôs a elaboração de uma moção da Celac exigindo o fim imediato do que ele chamou de “genocídio” em Gaza

Lula 8ª Cúpula da Celac | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No discurso durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nesta sexta-feira, 1º, o presidente Lula defendeu ações concretas para cessar as hostilidades na Faixa de Gaza.

O presidente Lula propôs a elaboração de uma moção da Celac exigindo o fim imediato do que ele chamou de “genocídio” em Gaza e solicitou ao secretário-geral da ONU, António Guterres - que também estava presente no evento - e ao governo japonês, que assume a presidência do Conselho de Segurança da organização nesta sexta-feira, que deem urgência ao tema.

“A indiferença da comunidade internacional é chocante. Quero aproveitar a presença do secretário-geral da ONU, meu companheiro António Guterres, para propor uma moção da Celac pelo fim imediato desse genocídio. O secretário-geral pode invocar o artigo 99 da Carta da ONU para levar à atenção do Conselho o tema que ameaça a paz e a segurança internacionais”, afirmou o presidente.

O artigo citado pelo presidente prevê que o secretário-geral pode chamar a atenção do Conselho para qualquer assunto que possa ameaçar a “manutenção da paz e da segurança internacionais”. Lula também pediu urgência ao governo japonês sobre o tema, apelando aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU para que superem suas diferenças e acabem com a violência.

“Eu quero terminar dizendo para vocês que a nossa dignidade e humanidade estão em jogo. Por isso, é preciso parar a carnificina em nome da sobrevivência da humanidade, que precisa de muito humanismo”, disse o presidente.

Depois do encontro da cúpula da Celac, Lula vai se reunir com representantes da Colômbia, do Chile e do México para tratar a situação da Faixa de Gaza. Lula também tem um encontro marcado com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES