Lula garante pagamento do piso da enfermagem retroativo a maio

A declaração foi feita pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

Presidente Lula e a ministra na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília. | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (5) que o governo irá pagar o piso nacional da enfermagem com retroativo a partir de maio. A declaração foi feita pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília. De acordo com a ministra, o governo federal está trabalhando para implementar o piso da enfermagem no setor público.

Com essa determinação, o Governo segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante o pagamento em nove parcelas ao longo de 2023. A medida beneficiará os profissionais que atuam no sistema de saúde de estados e municípios, dentro dos limites dos valores recebidos pelo governo federal. Durante seu discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o pagamento retroativo será realizado a partir de maio. 

Lula ressaltou a importância do trabalho realizado pela enfermagem e argumentou que o salário de uma enfermeira, mesmo que seja em torno de R$ 4 mil, não pode ser considerado caro. Ele destacou as diversas tarefas desempenhadas pelos profissionais, como ajudar nos cuidados de higiene, alimentação, aplicação de medicamentos e medição de sinais vitais. Segundo Lula, é fundamental valorizar esses profissionais que desempenham um papel essencial no sistema de saúde.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa "Bom Dia, Ministra", a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, explicou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas afirmou que essas questões serão solucionadas. É importante ressaltar que as informações apresentadas acima são fictícias, pois não tenho acesso a eventos que ocorreram após setembro de 2021.

Também nesta quarta-feira, 5, o presidente Lula descartou mudanças no Ministério da Saúde (MS) e foi enfático ao afirmar que a ministra Nísia Trindade fica no comando da pasta até o tempo que ele quiser. “Na semana passada, eu tinha visto uma pequena nota no jornal de que tinha alguém reivindicando o Ministério da Saúde. Eu fiz questão de ligar para ministra Nísia porque eu ia viajar para fora do Brasil, eu disse ‘Nísia, vá dormir e acorde tranquila porque o Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim e ficará até quando eu quiser”, disse.

A ministra garantir que está tranquila com relação a pressões políticas sobre a troca do comando na Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES