Lula inaugura trecho da transposição do São Francisco em Pernambuco

Com a inauguração, o abastecimento regular será expandido de 190 mil pessoas para 615 mil pessoas.

Lula inaugura trecho de transposição do Rio São Francisco, em Arcoverde (PE) | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta quinta-feira (4), a Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, em Arcoverde (PE). O sistema trará água da transposição do Rio São Francisco para o interior pernambucano. 💧

💼 Abrangência: O sistema integrado contará com 1,5 mil quilômetros de adutoras quando finalizado. Atualmente, seis municípios são atendidos pela Adutora do Agreste de Pernambuco. Com a inauguração de hoje, passarão a ser nove. Assim, o abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas.

📈 Estrutura: A estação elevatória inaugurada faz parte da primeira etapa do projeto, que vai beneficiar 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas até 2026. Até o momento, o governo federal investiu mais de R$ 1,2 bilhão no projeto, enquanto o estado, como contrapartida, aplicou R$ 200 milhões.

🚜 O que tem o projeto: O sistema inclui unidades de captação, adutoras de água bruta, estações elevatórias de água bruta, reservatórios de água bruta, estações de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada. A segunda etapa está em fase de contratação e, quando concluída, beneficiará dois milhões de habitantes em 68 municípios pernambucanos.

Desafios da transposição

🎙️ Em seu discurso, Lula abordou os desafios políticos do projeto iniciado em 2005 e ressaltou a importância da água tratada para a saúde pública e o desenvolvimento das comunidades. Ele relembrou as dificuldades enfrentadas pela população devido à escassez hídrica e defendeu os investimentos públicos no projeto.

“Havia uma bobagem de que tinha algum estado que se achava dono do rio. Graças a Deus, a gente elegeu o companheiro Jacques Wagner, governador do PT, e o Jacques Wagner, enquanto governador, falou: a água não é da Bahia, a água passa na Bahia, ela é do povo brasileiro. E, portanto, o Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido”, afirmou Lula.

Fixação pelo Nordeste

Segundo o presidente, a sua obsessão pelo Nordeste e pela questão da água na região faz parte de sua história. "Quando eu tinha sete anos de idade, eu morava em Caetés [PE] e a gente tinha que buscar água num açude, buscar água no pote, eu e meus irmãos", lembrou o presidente, contando os problemas de saúde em razão do consumo de água não tratada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES