Lula libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades e institutos federais

Camilo Santana diz que recursos vão recompor orçamento discricionário e também para realização de obras.

Presidente anuncia recursos para universidades | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal  vai destinar R$ 2,44 bilhões para recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino, além de investir em obras. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 19. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que parte dos recursos será utilizada para recompor o orçamento discricionário das instituições e a outra parte para a realização de obras, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos estudantes.

Os recursos foram viabilizados no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023. A medida é considerada importante pelos dirigentes das instituições federais de ensino, que enfrentaram sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos e tiveram suas contas comprometidas.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, a medida representa um alívio para as universidades e institutos federais, que foram alvo de ataques e detrações nos últimos anos. Segundo ele, após quatro anos de diminuição crescente dos orçamentos, a situação se tornou insustentável, tornando impossível a manutenção das atividades.

Além disso, o ministro da Educação adiantou que o presidente deverá assinar uma medida provisória nos próximos dias garantindo a retomada de todas as obras paralisadas e inacabadas na área da educação em todo o país, para que possam ser entregues aos municípios e estados brasileiros.

Na mesma linha, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia afirmado nesta semana que não haverá bloqueios na área de educação este ano. As medidas representam uma importante conquista para o setor educacional do país e uma sinalização positiva para o futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES