Lula lidera preferência dos alagoanos na disputa para Presidência

Pesquisa foi encomendada pelo portal de notícia Diário do Poder

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência dos alagoanos na disputa pela Presidência da República, segundo dados da pesquisa do Instituto Paraná encomendada pelo portal de notícia Diário do Poder e divulgados nesta sexta-feira (10). O líder petista teria entre 39% e 39,6% dos votos válidos. A pesquisa com o eleitorado foi realizada nesta semana em 46 municípios e também quis saber como os alagoanos enxergam a gestão do presidente da República Michel Temer (PMDB). Os números mostram que  72,4% desaprovam o governo. 

Segundo o portal, nos três contextos de pesquisa estimulada, Lula aparece na liderança. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), aparece sempre como a segunda opção do eleitorado alagoano, figurando com um percentual que varia de 13,3% a 15,3% das intenções de voto. Entre os candidatos tucanos, o ex-ministro das Relações Exteriores e senador por São Paulo José Serra tem a preferência dos alagoanos para presidente, com 21,8%.

No cenário que figura como opção de voto o senador por Minas Gerais, Aécio Neves, Lula dispara na frente com 39% nas intenções, tendo na segunda colocação Marina da Silva com 13,3%. Empatados na terceira colocação figuram o tucano e o deputado federal pelo Rio de Janeiro Jair Bolsonaro (PSC). Cada um deles pontuou 10,2%, segundo os números do Paraná Pesquisa. 

Ainda dentro deste mesmo cenário, o nome do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi colocado e ele ficou na quarta posição, com 4,7%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apareceu com 3,6%, e o atual presidente da República Michel Temer (PMDB) com 3,5%. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) também foi incluído e acabou pontuando com 0,4%.

Em um possível quadro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, o ex-presidente Lula mais uma vez larga na frente, com uma liderança de 39,2% e Marina com 14,8%. O deputado Jair Bolsonaro aparece com 10,1% na terceira posição entre as opções dos alagoanos e o chefe do Poder Executivo Paulista na quarta, com 6,3%. Já Joaquim Barbosa pontua com 4,6%; Ciro Gomes com 4,1%; o presidente Temer com 3,7% e Ronaldo Caiado com 0,5%.

Por fim, quando a opção do PSDB é o prefeito de São Paulo João Dória, Lula segue à frente, com 39,6%. Marina Silva avança para 15,3%; Jair Bolsonaro tem 10,5% e o ministro Joaquim Barbosa marca 4,8%, na quarta posição.  Ciro Gomes chega a registrar  4,7% e o presidente Temer 4,3%. O prefeito João Dória é escolhido por 4% dos alagoanos e Ronaldo Caiado pontua com 0,5%.

Avaliação do governo Temer

Perguntado pelos entrevistadores sobre a gestão do presidente do Michel Temer, apenas 24,5% dos alagoanos consultados aprovaram a gestão peemedebista e 72,4% desaprovaram. O governo foi considerado ruim e péssimo por 55,85% dos entrevistados e apenas 11,9% avaliaram a gestão como ótima e boa. 

Foram ouvidos 1.500 eleitores em 46 municípios, entre os dias 6 e 9 deste mês de março. A margem de erro é 2,5%, com um grau de confiança de 95,0%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES