Lula manifesta apoio à denúncia contra Israel por genocídio na Corte de Haia

A denúncia apresentada pela África do Sul destaca a alegada violação por parte de Israel das normas internacionais.

Presidente Lula declara apoio à denúncia da África do Sul | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira, 10, que vai apoiar  a África do Sul que protocolou, no dia 29 de dezembro, denúncia junto à Corte Internacional de Justiça da ONU. Na denúncia, o país africano acusa Israel de práticas que violariam a convenção de prevenção e punição do genocídio de 1951, especialmente na Faixa de Gaza.

A decisão do governo brasileiro foi divulgada após uma reunião entre o presidente Lula e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. Em uma declaração oficial, o governo brasileiro destacou "flagrantes violações ao direito internacional humanitário" e expressou seu apoio à iniciativa sul-africana.

"Ao apoiar a iniciativa da África do Sul, o presidente Lula busca que a Corte Internacional de Justiça determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados, de acordo com a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio", afirmou a nota do governo brasileiro.

A Corte Internacional de Justiça é formada por 15 juízes representando diferentes países, é o principal órgão judicial da ONU. A denúncia apresentada pela África do Sul destaca a alegada violação por parte de Israel das normas internacionais, especificamente as relacionadas à proteção dos direitos humanos na região.

O apoio do Brasil a essa denúncia representa uma posição significativa no cenário internacional, refletindo a preocupação do governo brasileiro com as alegadas violações e reforçando o compromisso com o respeito aos direitos humanos. Essa decisão pode ter repercussões políticas e diplomáticas, marcando uma posição distintiva do Brasil em relação ao conflito na região do Oriente Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES