Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral

Nomeação foi publicada no Diário Oficial da União neste sábado (23). Primeira mulher negra a integrar a corte foi Edilene Lobo, nomeada em junho deste ano.

Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE, e Corte passa a ter 2ª mulher negra | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Vera Lúcia Araújo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi oficializada neste sábado (23) por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Com essa nomeação, Vera Lúcia se tornará a segunda mulher negra a fazer parte da Corte. Em junho, o presidente Lula já havia indicado Edilene Lobo para integrar o tribunal.

A recém-nomeada ministra ocupará a vaga deixada por Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que encerrou seu mandato na corte.

O presidente Lula (PT) escolheu Vera Lúcia após o Supremo Tribunal Federal (STF) referendar uma lista tríplice com indicações para o cargo.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, Vera Lúcia, de 63 anos, mudou-se para Brasília aos 18 anos para prosseguir seus estudos. Além de sua atuação como advogada eleitoral, ela faz parte da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e integra a Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.

O TSE é composto por três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois provenientes da advocacia.

O ministros titulares e substitutos do tribunal eleitoral cumprem um mandato de dois anos na Corte e podem ser reconduzidos para mais um biênio no cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES