Lula reconhece dificuldades do governo no Congresso: 'A gente não tem maioria'

Presidente citou a derrubada, pelo Congresso, de seu veto ao texto do marco temporal.

Lula reconhece dificuldades do governo no Congresso: 'A gente não tem maioria' | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o governo enfrenta desafios para aprovar certos temas no Congresso. Ele afirmou: "A gente não tem maioria". As declarações foram feitas durante um discurso em um evento realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, voltado para catadores.

O presidente mencionou como um exemplo das dificuldades no Congresso o texto do marco temporal. Essa abordagem, aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado, estabelece que apenas as terras indígenas ocupadas pelos povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, podem ser demarcadas. Entidades indígenas argumentam que essa interpretação é equivocada em relação ao texto constitucional.

Lula vetou o texto, mas o Congresso derrubou o veto e retomou a regra aprovada por deputados e senadores.

"Vocês viram o que aconteceu. Foi aprovada a questão do marco temporal. Vocês estão lembrados que já tinha uma decisão da Suprema Corte. Aí, a Câmara aprovou uma coisa totalmente contrária àquilo que o movimento queria, que os indígenas queriam", afirmou o presidente.

"Quando chegou na minha mão, vetei tudo. Mas voltou para o Congresso, e o Congresso derrubou meu veto. Agora, se a gente quiser, a gente vai ter que voltar a brigar na Justiça, porque a gente não tem maioria, apesar de muitas coisas o Congresso ter contribuído para a gente conquistar coisas e avançar", completou Lula.

No momento, uma dos desafios do governo no Congresso tem sido a discussão sobre o Orçamento de 2024.

Senado e Câmara estão conseguindo emplacar dispositivos que aumentam os gastos do governo com emendas parlamentares e com o fundo eleitoral para as eleições municipais do ano que vem. Esses dois gastos beneficiam os líderes do parlamento, mas limitam os investimentos do governo.

Afago a ministro

Mesmo admitindo não ter maioria, Lula afirmou que o Congresso tem votado a favor do governo em questões importantes, como a reforma tributária.

O presidente elogiou o trabalho do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Responsável pela articulação com deputados e senadores, Padilha costuma ser criticado nos bastidores por integrantes de partidos do Centrão e do próprio PT.

"Eu acho que Padilha você cumpriu o seu papel no ano", disse Lula.

Além da reforma tributária, o governo conseguiu aprovar no Congresso a recriação de programas, a exemplo do Bolsa Família, projetos que aumentam a arrecadação federal e a nova regras das contas públicas, além de duas indicações para o Supremo Tribunal Federal e uma da Procuradoria-Geral da República.

Lula, contudo, reconhece que depende do apoio dos partidos do Centrão. Ao longo do ano, em busca de mais votos no Congresso, o presidente cedeu a deputados do bloco os ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos, além da presidência da Caixa Econômica Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES