Lula recria Conselho de Segurança Alimentar, desativado por Jair Bolsonaro

Em 2022, 33,1 milhões de brasileiros não tinham suas necessidades alimentares básicas atendidas.

Lula recria Conselho de Segurança Alimentar, desativado por Jair Bolsonaro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recriou nesta terça-feira (28), durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O órgão foi desativado em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Lula estava acompanhado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, pelo ministro Márcio Macedo (Secretaria-geral) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). 

Lula recria Conselho de Segurança Alimentar, desativado por Jair Bolsonaro | Foto: Antonio Cruz - Agencia Brasil“Na verdade, eles nunca conseguiram acabar com o Consea. Eles desmancharam a estrutura legal que existia, mas muita gente que participava do Consea, pelo Brasil afora, continuaram lutando, continuaram organizado e continuaram tentando combater a fome por esses quatro cantos do Brasil”, declarou o presidente Lula durante seu discurso ao falar sobre a extinção do Conselho.

“Eu ainda sonho que a fome tem que ser terminada no mundo. […] E combater a fome é uma coisa muito séria. […] A nossa luta é incansável. E nós temos que recuperar o direito desse povo, não apenas de comer 3 vezes ao dia, mas desse povo andar de cabeça erguida, desse povo ter orgulho de ser brasileiro, de ter um trabalho decente e ter uma escola decente”, finalizou Lula.

Lula recria Conselho de Segurança Alimentar, desativado por Jair Bolsonaro | Foto: Lula Marques - Agencia Brasil

Um levantamento divulgado em junho de 2022 mostrou o Brasil tem cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020. O levantamento foi feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Lula assinou dois decretos que atualizam o funcionamento do Consea e da Câmara Interministerial da Segurança Alimentar e Nutricional. 

Na nova configuração do Governo Federal, integra a estrutura da Secretaria-Geral, cujo foco está exatamente em promover a participação dos movimentos organizados da sociedade civil na formulação e no acompanhamento de políticas públicas para diferentes setores. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participou da solenidade.

“A reinstalação do Consea é um símbolo muito forte. O primeiro ato do presidente anterior, quando assumiu, foi destituir o Consea. E o primeiro ato do presidente Lula quando assumiu aqui, neste Palácio, foi determinar que nós restituíssimos e reinstalasse o Consea. O Consea voltou”, comemorou o ministro Márcio Macêdo.

Lula recria Conselho de Segurança Alimentar, desativado por Jair Bolsonaro | Foto: Antonio Cruz - Agencia Brasil

"O combate à fome é nossa prioridade. A reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar representa o nosso compromisso com a garantia de que cada brasileiro e cada brasileiro terá acesso à alimentação saudável", comentou Lula em suas redes sociais.

PROGRAMA

O combate à fome é uma das principais metas do governo Lula. O tema passou por diversas propostas de campanha do petista, como a retomada do Bolsa Família. Em 2022, 33,1 milhões de brasileiros não tinham suas necessidades alimentares básicas atendidas. Seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) convivia com algum grau de insegurança alimentar.

Criado em 1993 pelo presidente Itamar Franco, o Consea foi revogado dois anos depois e substituído pelo programa Comunidade Solidária na gestão e Fernando Henrique Cardoso. Em 2003, Lula restabeleceu o Consea, extinto em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES