Lula recua e Daniela Carneiro permanece no Ministério do Turismo

A expectativa era a de que Daniela Carneiro fosse substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA)

Daniela Carneiro permanece no Ministério do Turismo | Divulgação/Ministério do Turismo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)ocorrida nesta quinta-feira, 5, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ)vai permanecer no cargo até a conclusão das votações de interesse do governo no Congresso Nacional. Inicialmente, esperava-se que ela fosse substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA) ainda nesta tarde.

A decisão de mantê-la no cargo foi tomada levando em consideração a importância das votações em andamento no Congresso Nacional. O governo está focado na aprovação da reforma tributária, do projeto de mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e do novo regime fiscal.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, afirmou que o governo está acompanhando de perto as votações no Congresso, considerando a complexidade e a repercussão dos temas em discussão. Ele ressaltou que, a partir da próxima semana, será possível analisar mais a fundo as questões internas do governo. Ele destacou que a discussão sobre a composição do governo e possíveis mudanças será retomada na semana seguinte. Enquanto isso, a ministra Daniela Carneiro continuará exercendo suas funções e estará disponível para o governo.

“O governo tem uma atenção especial para acompanhar a conclusão das votações que estão acontecendo no Congresso. Este é um momento muito importante para o país, pela complexidade dos temas analisados, pela repercussão. E entende [o governo] que o mais adequado, o melhor, é concluir primeiro esse processo de votações e, a partir da semana que vem, se debruçar de forma mais aprofundada nas temáticas que envolvem organizações dentro do governo”, disse o ministro.

A expectativa inicial era de que Carneiro apresentasse sua carta de demissão durante a reunião com o presidente. No entanto, após o encontro, ela convocou uma reunião com os servidores do Turismo para se despedir apenas após seis meses no cargo. Desde a transição de governo, havia insatisfação por parte da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados em relação à escolha de Daniela Carneiro como ministra. 

Os parlamentares não se sentiam representados por ela e pressionaram o presidente nos últimos meses para que houvesse uma troca no comando da pasta. A indicação de Daniela Carneiro foi resultado da articulação política do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Fontes do Palácio do Planalto e do União Brasil informaram que seria ideal aguardar o retorno de líderes políticos que estão fora de Brasília, incluindo o próprio senador Alcolumbre, antes de efetivar a substituição de Daniela por Celso Sabino (União-PA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES