Lula reforça parcerias e acordos bilaterais em visita estratégica à Alemanha

A ampla agenda na Alemanha prevê a assinatura de diversos acordos discutidos ao longo de meses, abrangendo áreas.

Lula chegou a Berlim neste domingo | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Berlim, na Alemanha, para uma visita de três dias ao país europeu. A agenda inclui um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, ainda hoje, e uma reunião de alto nível com ministros brasileiros e alemães, presidida pelos dois líderes nesta segunda-feira (4).

“Chegada em Berlim para reunião entre o governo alemão e brasileiro, para reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas - energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, escreveu Lula em suas redes sociais.

A ampla agenda na Alemanha prevê a assinatura de diversos acordos discutidos ao longo de meses, abrangendo áreas como meio ambiente, mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação. A Alemanha, defensora do acordo Mercosul-UE, discutirá esse tema com o presidente Lula durante sua estadia.

No dia 4, Lula terá encontros com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e parlamentares da coalizão governista. Posteriormente, participará de um almoço de trabalho com o chanceler Olaf Scholz, seguido pela presidência da 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, onde serão assinados instrumentos de cooperação entre os dois países.

A Alemanha é a terceira maior economia mundial e desempenha um papel crucial como parceiro do Brasil, especialmente nos setores tecnológico e industrial. Com mais de mil empresas alemãs atuando no Brasil, o país europeu é a oitava maior fonte de investimentos no Brasil, conforme dados do Banco Central. O comércio bilateral atingiu US$ 19 bilhões em 2022, alcançando US$ 15,9 bilhões entre janeiro e outubro de 2023.

Esta visita ocorre após a participação do presidente brasileiro na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28) no Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes. Após retornar ao Brasil, Lula receberá os chefes de Estado do Mercosul na cúpula marcada para 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, marcando a retomada das viagens internacionais após sua cirurgia de restauração da articulação do quadril.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES