Lula reúne ministros nesta segunda-feira em meio à alta dos alimentos

Nos bastidores, auxiliares de Lula atribuem alta na avaliação negativa do petista à falta de acenos a eleitores de centro e conservadores

Com popularidade em queda, Lula reúne nesta segunda-feira seus 38 ministros | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com 38 ministros de seu governo em uma ampla reunião ministerial de 2024, marcada para ocorrer no Palácio do Planalto. O encontro foi convocado em meio à divulgação de pesquisas de avaliação do terceiro mandato de Lula, que indicaram uma queda na aprovação do presidente petista. 

PESQUISA: Segundo um levantamento da Quaest, o governo de Lula recebeu avaliação negativa de 34% dos entrevistados, um aumento em relação aos 29% registrados em dezembro. Já a avaliação positiva, conforme a pesquisa realizada em fevereiro, oscilou dentro da margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos, saindo de 36% para 35%. 

PESQUISA IPEC: Uma pesquisa divulgada pelo Ipec também indicou uma diminuição na análise positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início de março, 33% dos entrevistados consideraram o governo de Lula como ótimo ou bom, em comparação com os 38% registrados em dezembro. Essa queda excedeu a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. 

REUNIÃO DEVE ABORDAR ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR DESAPROVAÇÃO: Na reunião ministerial, espera-se que sejam discutidas estratégias para mitigar a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assessores do presidente acreditam que Lula tem cometido equívocos ao não realizar gestos em direção aos eleitores de centro e conservadores. Declarações sobre questões como a guerra em Gaza, as eleições na Venezuela e na área da segurança são citadas como elementos que contribuíram para a diminuição de sua popularidade. 

DISCURSO DE LULA NO RIO DE JANEIRO: Na última sexta (15), o presidente afirmou ter "consciência" de que as pesquisas indicam que ele estava "aquém do que o povo esperava". Em discurso no Rio Grande do Sul, ele disse que estava "tudo bem" com a queda nos índices. "A imprensa me perguntou: ‘O Lula perdeu popularidade’. E eu falei: 'Tudo bem'. É porque eu estou aquém do que o povo esperava que eu estivesse, eu não estou cumprindo aquilo que prometi. E eu tenho consciência que não estou cumprindo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES