Lula sanciona lei para assegurar igualdade salarial entre homens e mulheres

A sanção do projeto de igualdade salarial ocorreu na base aérea de Brasília logo após a chegada do presidente Lula de uma viagem à Bahia.

Lula sanciona lei para assegurar igualdade salarial entre homens e mulheres | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto que busca garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham o mesmo trabalho ou ocupam a mesma função.

A sanção do projeto de igualdade salarial ocorreu na base aérea de Brasília logo após a chegada do presidente Lula de uma viagem à Bahia, onde inaugurou um novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Em continuidade à sua agenda, Lula viajará ainda nesta segunda-feira para a Argentina, onde participará da cúpula dos países do Mercosul.

A nova lei estabelece a obrigatoriedade da igualdade salarial e dos critérios remuneratórios entre mulheres e homens, tanto para trabalhos de igual valor quanto para aqueles realizados no exercício da mesma função. Essa medida visa garantir a equidade salarial e combater a discriminação de gênero no ambiente de trabalho.

De fato, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a diferença salarial entre homens e mulheres já é proibida. No entanto, na prática, ainda há casos em que essa exigência legal não é cumprida, resultando em disparidades salariais de gênero. Essa disparidade pode ser influenciada por diversos fatores, como discriminação, estereótipos de gênero, falta de transparência salarial e dificuldades na comprovação de igual valor de trabalho.

Nesta segunda-feira, Lula também sancionou outras duas leis para:

  • incluir assédio moral, assédio sexual e discriminação na lista de infrações ético-disciplinares da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que poderá suspender o exercício profissional de advogados;
       
  • dar prioridade a gestantes e puérperas na renovação do programa Bolsa Atleta e garante o recebimento regular das parcelas mensais do programa até a retomada da atividade esportiva.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES