Lula sanciona lei que cria bolsa para morador de rua após curso técnico

Texto também permite aos entes federativos criar Programa Selo Amigo PopRua para promover a contratação dessa população por empresas.

Lula sanciona lei que cria bolsa para morador de rua após curso técnico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma legislação que estabelece a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua, denominada PNTC Pop Rua.

Entre as disposições, destaca-se a implementação de uma bolsa de qualificação profissional destinada a cobrir despesas relacionadas à alimentação e transporte para aqueles em situação de rua que participarem de cursos técnicos ou optarem por elevar seu nível de escolaridade.

O projeto é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na forma do substitutivo do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), em outubro de de 2023. Em dezembro, o texto foi aprovado pelo Senado Federal e encaminhado à sanção presidencial.

De acordo com a lei, a PNTC Pop Rua se destina "a promover os direitos humanos de pessoas em situação de rua ao trabalho, à renda, à qualificação profissional e à elevação da escolaridade".

Ainda, segundo o texto, pessoas em situação de rua são aquelas que têm em comum a falta de moradia e que vivem em áreas públicas urbanas e/ou em unidades de acolhimento para pernoite eventual ou provisório.

Em setembro de 2023, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) publicou um relatório revelando que, na época, um em cada mil brasileiros vivia em situação de rua.

A Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua) inclui, entre suas diretrizes, a iniciativa de proporcionar autonomia financeira a essa população por meio de programas que visam a elevação da escolaridade, qualificação profissional e facilitação do acesso ao trabalho e à renda.

A legislação também determina que a política deverá criar incentivos para a contratação da população em situação de rua, incluindo a criação de um selo para empresas parceiras, além de fomentar a formação de circuitos de economia solidária.

De acordo com o texto, outra diretriz da PNTC Pop Rua visa estimular ações de combate ao preconceito, discriminação e violência contra essas pessoas no ambiente de trabalho.

O documento também prevê a possibilidade de a União e os demais entes federativos estabelecerem convênios com entidades públicas e privadas sem fins lucrativos para desenvolver projetos que beneficiem o grupo.

A lei estabelece que crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil deverão ser incluídos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Nas redes sociais, a deputada Erika Hilton expressou sua satisfação com a sanção do projeto.

"É uma Lei que tenho imenso orgulho. É a primeira Lei federal que institui uma política nacional para essa população. População essa formada pelas pessoas marginalizadas, por pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores", escreveu.

Eixos da PNTC Pop Rua

Para que a política alcance o seu objetivo, foram estabelecidos três eixos estratégicos de organização, são eles:

  • incentivar a geração de empregos e a contratação de pessoas em situação de rua;
  • promover iniciativas de estímulo e apoio à permanência para qualificação profissional e elevação da escolaridade;
  • e facilitar o acesso à renda por meio da implantação de uma política de acesso ao microcrédito para assim incentivar o associativismo e o empreendedorismo solidário.

O CatRua também será responsável por auxiliar a população em situação de rua a emitir documentos como a segunda via de documentos, entre eles:

  • RG
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES