Lula se solidariza com o povo gaúcho devido a tempestade que já deixou 5 mortos

Segundo o presidente, representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vão ao Rio Grande do Sul para ajudar

Lula se solidariza com o povo gaúcho devido tempestade que já deixou 5 mortos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, dia 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul devido à tempestade que tem assolado o norte do estado desde a madrugada de segunda-feira, 4 de setembro. Tragicamente, pelo menos cinco vidas foram perdidas nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Além disso, várias regiões do norte gaúcho encontram-se atualmente inundadas, com bloqueios nas estradas e falta de energia elétrica. Segundo o presidente, representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vão ao Rio Grande do Sul, colocando o governo federal à disposição para “ajudar naquilo que for necessário”.

“Onde tiver um problema, o governo federal estará lá para ajudar as pessoas a se salvar desses problemas. Portanto, nossa solidariedade ao povo gaúcho. Peço a Deus que diminua a chuva porque as pessoas precisam ter paz, tranquilidade e sossego para continuar vivendo bem, trabalhando e curtindo a vida como é de direito de todo mundo”, disse Lula durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

Lula recordou que, durante o primeiro semestre, um grupo de ministros visitou o estado para acessar os danos causados pela estiagem, que prejudicou 400 municípios e teve um impacto significativo na produção agrícola. Em fevereiro, o governo federal alocou R$ 430 milhões para medidas de redução dos impactos. Já em março, 12 cidades no Rio Grande do Sul, que foram afetadas pela seca, receberam um auxílio adicional de R$ 2,2 milhões. 

Para o presidente, essas ocorrências extremas são um alerta de que a questão do clima não é uma questão menor. “Não é uma questão de professor de universidade, não é uma questão de ambientalista, é uma questão da humanidade, do planeta estar sofrendo as consequências da irresponsabilidade do ser humano”, disse, reafirmando que tem o projeto de colocar o tema das mudanças climáticas no currículo escolar. 

“Para que as crianças possam, desde cedo, ter uma noção da importância da gente preservar a natureza, da gente cuidar da natureza. Nós temos que cuidar das árvores, temos que cuidar das águas, da fauna, mas temos que cuidar do ser humano, porque se ele não estiver bem ele é destruidor”.

Em várias ocasiões, Lula enfatizou a importância de considerar o bem-estar da população ao abordar questões ambientais. Nesta terça-feira à tarde, o presidente está participando de um evento no Palácio do Planalto para celebrar o Dia da Amazônia. Durante o evento, ele anunciou que o governo irá proceder com a demarcação de terras indígenas e áreas de proteção ambiental.

 (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES