'Lula será candidato preso ou solto', garante Wellington Dias

O governador falou que querem humilhar um grande líder.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz federal Sérgio Moro determinou na quinta-feira (05/04) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em entrevista a correspondente da Rede Meio Norte, Samantha Cavalca, o governador do Piauí, Wellington Dias, afirmou que a defesa ainda tinha prazo para recorrer. “Embora a constituição assegure ao presidente Lula e a qualquer brasileiro ou brasileira que tenha um processo, ele é uma acusação. É preciso provar mesmo após um julgamento quem tem como recorrer e diz a nossa constituição que ninguém será condenado enquanto a ação não transitar em julgado, ela tem que ser concluída. Para isso, tem a medida cautelar, é alguém que matou alguém, é alguém que vai fugir, é alguém que está subornando, enfim, neste caso aplica-se uma medida cautelar, ela não é uma condenação, é uma ação provisória. Foi um empate de 5x5, teve que ser decidido sendo questionado inclusive pela presidente do supremo”, declarou.

O governador destacou ainda que tudo isso é apenas para humilhar um dos maiores líderes do país. “Estive com ele acompanhando o julgamento, ele estava sereno, dizia a todo momento que tudo que eles querem é prendê-lo, mas que acreditava que a constituição ia valer. O Lula não cometeu nenhum crime, portanto é inocente não podia ser condenado, muito menos tirar dele o direito de responder em liberdade, porque ainda tem recurso, até o dia 10 de abril pode ter recurso. Depois que vai preso vão tirar fotografia deles, e eles querem é isso, humilhar um dos maiores líderes do país. Durante todo o dia ele recebeu ligações de líderes do mundo inteiro, de pessoas que sabem quem é o Lula, que reconhecem a importância dele para o Brasil. O que está por trás disso começou lá atras, com a presidente Dilma, o que está por trás disso é quem não quer proteger os mais pobres. Sou amigo e não nego mas sou antes de tudo um brasileiro que tem responsabilidade, o Lula não é um líder qualquer, é o maior líder deste país, querem tirar ele do processo eleitoral porque não tem candidato para batê-lo, se quiserem ganhar que ganhem nas urnas”, afirmou Wellington Dias.

Para finalizar, o governador garantiu. “Lula é candidato a presidência da república, preso ou solto ele vai registrar sua candidatura, a lei permite, podem ganhar, mas ele vai seguir lutando. mostrou que é possível um Brasil para todos e ele não vai desistir”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES