Lula tem almoço com repatriados de Gaza e defende criação de Estado palestino

Na ocasião, Lula disse que vai continuar atuando junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir “que os povos possam viver em paz”.

Reunião com repatriados de Gaza | TV Globo/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O almoço de Natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (25), foi com repatriados da Faixa de Gaza, que chegaram ao país no sábado (23). Este é o terceiro grupo de repatriados de Gaza, composto por 30 pessoas: 16 brasileiros e 14 familiares.

O encontro ocorreu no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília. Na ocasião, Lula defendeu a criação de um Estado palestino e disse que vai continuar atuando junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir "que os povos possam viver em paz". Ele também disse que o Brasil continuará as negociações com Israel para conseguir resgatar brasileiros que ainda não voltaram ao país.

"[Quero dizer] que a nossa diplomacia vai continuar conversando com a diplomacia de Israel para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza, os companheiros de vocês que querem vir para o Brasil. Enquanto tiver alguém na Faixa de Gaza querendo voltar para o Brasil, nós estaremos à disposição para buscar", afirmou.

Lula lamentou mortes de mulheres e crianças na guerra no Oriente Médio, e disse que "não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza", assim como "a destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino".

O presidente brasileiro defendeu a liberação de reféns mantidos no conflito e disse que os repatriados serão acompanhados pelo governo "até que tudo esteja arrumado".

A primeira-dama, Janja da Silva, e o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta também estavam presentes.Apenas Paulo Pimenta falou à imprensa e destacou que o almoço foi para "dar um abraço" nos repatriados.

A partir desta terça-feira (26), Lula vai tirar "alguns dias de folga" e volta a despachar no fim da primeira semana de janeiro, de acordo com o Ministro da Comunicação Social.

A reunião ocorre em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, 1.555 pessoas e 53 animais domésticos foram resgatados pelo Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES