Lula vai se reunir com Papa Francisco e Bill Gates na COP28

Debates sobre acordo com a UE incluem encontros com presidentes da Comissão Europeia e da França, e primeiro-ministro do Reino Unido.

Lula vai se reunir com Papa Francisco e Bill Gates na COP28 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma série de encontros agendados durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes, nesta semana.

Uma das reuniões na sua agenda é com o Papa Francisco. Diplomatas ouvidos pela GloboNews afirmam que a expectativa é que os dois discutam sobre iniciativas humanitárias em busca da paz, especialmente em relação ao confronto entre Israel e Hamas, além das preocupações relacionadas ao aquecimento global.

Lula também expressou o desejo de convidar o Papa para participar da COP30, programada para ocorrer em 2025, em Belém.

Em maio deste ano, o presidente Lula e o pontífice tiveram uma conversa por telefone, e em junho, encontraram-se no Vaticano em uma reunião que durou 45 minutos. Vale destacar que o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) já havia sido recebido por Francisco no Vaticano em fevereiro de 2020 e, mesmo durante seu período de detenção em Curitiba, recebeu uma carta do Papa.

O magnata norte-americano Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, também deve se encontrar com o presidente brasileiro.

Lula ainda se reúne com líderes globais como os presidentes da União Africana, Azali Assoumani; o presidente de Israel, Isaac Herzog, para falar sobre a busca por uma medida de paz entre Israel e Hamas; e o secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Na agenda, também estão reuniões com líderes europeus, como o presidente da França Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A expectativa é que os encontros sejam focados na conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Na viagem, Lula fará um giro por três países do Oriente Médio e pela Alemanha:

  • Riade, Arábia Saudita;
  • Doha, Catar;
  • Dubai, Emirados Árabes;
  • Berlim, Alemanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES