Lula veta projeto que prorroga desoneração de 17 setores que mais empregam

Fernando Haddad aconselhou o presidente a vetar a proposta como forma de não abrir mão da arrecadação federal

Presidente Lula veta projeto que prorroga desoneração da folha | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT)optou por vetar integralmente o projeto de lei que propunha a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores mais empregadores no Brasil. O prazo para a análise presidencial se encerrou na última quinta-feira (23), e a decisão será oficialmente publicada amanhã no Diário Oficial da União (DOU).

Essa medida vai ao encontro da recomendação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que aconselhou o presidente a vetar a proposta como forma de não abrir mão da arrecadação federal. Os custos associados à desoneração poderiam ultrapassar os 9 bilhões de reais anualmente.

É relevante notar que mesmo com a base do governo no Congresso admitindo a possibilidade de o veto ser derrubado, o projeto tem amplo apoio entre deputados e senadores. Durante o processo legislativo, Haddad classificou a proposta como "inconstitucional", embora situações semelhantes tenham ocorrido em anos anteriores.

Os 17 setores mais impactados pela decisão abrangem áreas como confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, contratos e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação (TI), tecnologia da informação e comunicação (TIC), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

O projeto, caso fosse aprovado, implicaria na isenção de 20% de impostos sobre a folha de pagamento dos empregadores. Em seu lugar, seria aplicado um novo tributo calculado como um percentual da receita bruta da empresa, variando de 1% a 4,5%, dependendo do setor. Além disso, a proposta incluía a desoneração da folha de pagamento para municípios com menos de 142,6 mil habitantes.

Empresas e centrais sindicais argumentam que, sem a prorrogação da desoneração, aproximadamente um milhão de empregos estão em risco. O tema agora seguirá para análise no Congresso Nacionalonde a possibilidade de derrubada do veto ganha destaque, dada a aceitação significativa da proposta entre os legisladores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES