Lula viaja nesta semana para Egito e Etiópia visando fortalecer parcerias internacionais

Lula busca fortalecer as alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul-sul.

Lula viaja para fortalecer parcerias com países em desenvolvimento | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta semana para o Egito e a Etiópia, dois novos membros do Brics, um agrupamento que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo. A visita de Lula à África é parte de sua estratégia para diversificar as parcerias internacionais do Brasil. Ele busca fortalecer as alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul-sul.

Este ano, o presidente ainda não fez nenhuma viagem internacional. Começar pela África destaca a importância que ele atribui ao continente. 

No Egito, Lula terá reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e também está programada uma visita à Liga dos Estados Árabes. Na Etiópia, Lula participará, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, organização que reúne 55 nações africanas.

No Egito, as conversas entre Lula e Al-Sisi também abordarão as relações comerciais, especialmente no setor agrícola. O Brasil espera que o Egito aprove novos abatedouros e frigoríficos nos próximos meses para exportar carne bovina. Além disso, os dois países discutirão a possibilidade de estabelecer uma linha aérea entre São Paulo e o Cairo.

Quanto à Cúpula da União Africana, o convite feito a Lula é visto pelo Itamaraty como um reconhecimento dos esforços do Brasil para fortalecer os laços com o continente africano. A relação com a Etiópia ainda tem espaço para crescer, e o governo brasileiro vê potencial para expandir o comércio com o país, que tem experimentado um crescimento econômico significativo.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES