Lupi fala em reduzir espera de fila do INSS para 30 dias em 2024

Ministro da Previdência deu a declaração em evento com aprovados no último concurso do INSS.

Lupi diz que fila do INSS 'nunca vai acabar' e fala em reduzir espera para 30 dias em 2024 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (3), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nunca será totalmente eliminada. No entanto, ele estabeleceu como meta para o ano de 2024 a redução do tempo de espera para 30 dias.

Conforme Lupi, atualmente, o tempo de espera para a análise de pedidos de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias. O ministro compartilhou essas informações durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS, realizada em Brasília.

"Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo", disse o minstro.

"Vencendo a etapa da fila quilométrica... e nunca vai acabar a fila. E prestem atenção: quem diz que vai acabar a fila é mentiroso. Todo mês entram 900 mil pedidos, 1 milhão de pedidos novos, então todo mês terão pelo menos 900 mil [a] 1 milhão de pessoas pedindo e ninguém resolve assim, tem que conferir documento, tem que ser justo", completou.

Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, Lupi havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu.

"Com automação e com esse mutirão, eu pretendo rapidamente ainda esse ano acabar com a fila", afirmou o ministro na ocasião.

A jornalistas, nesta quarta-feira, o ministro afirmou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, mas reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei.

"Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Por que digo que nunca vai zerar? Porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos inicias, então a cada mês você vai rodando, entra mais 900 mil, 1 milhão de pedidos", declarou.

De acordo com o ministro, o tempo de espera médio estava em torno de 80 a 100 dias no início do ano. Ao final de 2023, caiu para 49 dias, afirma. "A fila também caiu, vamos ter os dados finais de dezembro, e caiu bem."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES