Maduro visitará Putin até o fim do ano em viagem programada, diz Kremlin

Visita do líder venezuelano ocorre em meio à crise entre Venezuela e Guiana na disputa pelo território de Essequibo.

Maduro visitará Putin até o fim do ano em viagem programada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No contexto de uma das mais significativas crises recentes, o presidente venezuelano Nicolás Maduro realizará uma visita à Rússia ainda neste ano, conforme anunciado pelo Kremlin.

Embora a viagem estivesse programada desde outubro, as datas exatas da visita de Maduro serão divulgadas "nos próximos dias", conforme anunciado por um porta-voz do governo russo durante esta semana.

Até a sexta-feira passada, o Kremlin ainda não tinha fornecido informações sobre se o líder venezuelano abordará a disputa territorial com a Guiana sobre a região de Essequibo. Essa área é atualmente controlada pelo governo guianense, mas Caracas alega que faz parte do território venezuelano.

Caso o presidente russo, Vladimir Putin, declare apoio a Maduro na questão, a crise colocará novamente EUA e Rússia em lados opostos - os Estados Unidos já se posicionaram favoráveis à Guiana e, na quinta-feira (6), anunciaram que fariam sobrevoos militares sobre a região de Essequibo e o resto do país. O gesto irritou Maduro, que chamou a postura de Washington de provocação.

A briga escalou depois de o governo venezuelano realizar, no domingo (3), um referendo sobre a anexação da área, a despeito de uma sentença dias antes da Corte Internacional de Justiça. Em decisão unânime, o tribunal determinou que a Venezuela não poderia fazer qualquer movimento para tentar anexar Essequibo.

Também nesta sexta-feira, Vladimir Putin afirmou, pela primeira vez, que concorrerá nas eleições presidenciais que a Rússia realizará no ano que vem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES