Maioria do CNJ decide derrubar decisão que afastou Gabriela Hardt

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, divergiu da decisão de afastamento

Julgamento no CNJ | Luiz Silveira/CNJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deliberou nesta terça-feira (16) sobre a controvérsia envolvendo o afastamento da juíza federal Gabriela Hardt, anteriormente ligada à Operação Lava Jato. Por maioria de votos, o plenário decidiu revogar a decisão que a havia afastado do cargo.

O que aconteceu: A liminar proferida pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, que determinou o afastamento de Gabriela Hardt, não foi referendada pelo CNJ. Essa medida ocorreu em meio a suspeitas de irregularidades relacionadas à decisão da magistrada em 2019, que autorizou o repasse de cerca de R$ 2 bilhões provenientes de acordos de delação para um fundo administrado pela força-tarefa da Lava Jato. Atualmente, Gabriela Hardt atua na 23ª Vara Federal em Curitiba.

Durante o julgamento, o corregedor Salomão reiterou seu voto a favor do afastamento, destacando a tramitação irregular do processo sobre a destinação dos recursos da estatal. Ele ressaltou que a operação inicialmente focou no combate à corrupção na Petrobras, mas posteriormente houve uma mudança de foco para os desvios.

Para Salomão, os recursos desviados deveriam ser apreendidos e devolvidos à estatal e a seus acionistas, e a participação da juíza na criação da fundação foi mencionada como motivo para o afastamento.

Por outro lado, o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, divergiu da decisão de afastamento, argumentando que a legislação requer que um magistrado seja afastado por decisão colegiada e por maioria absoluta. A ação de Salomão foi tomada de forma individual, o que Barroso considerou ilegítimo e arbitrário e questionou também o afastamento de Gabriela Hardt cinco anos após a homologação do acordo, sugerindo que ela estava sendo punida antes mesmo da abertura do processo disciplinar, enfatizando que ela tinha uma carreira sem máculas até então.

Continuam afastados: Embora tenha anulado o afastamento de Gabriela Hardt, o CNJ manteve o afastamento dos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Thompson Flores e Loraci Flores, que também foram afastados pela decisão do corregedor.

Além disso, o juiz federal Danilo Pereira, presente no julgamento, teve seu afastamento anulado pelo CNJ. Pereira, que atualmente comanda a 13ª Vara Federal, foi afastado pelo corregedor, mas o conselho revogou essa medida.

O que disse a defesa: Durante o julgamento, a defesa dos magistrados argumentou que não havia fundamentos mínimos para o afastamento e destacou a experiência e a ficha funcional exemplar dos envolvidos. A defesa de Danilo Pereira alegou que ele participou de uma sessão da 8ª Turma como juiz convocado, sem ter consciência de estar descumprindo uma decisão do STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES