Maioria dos ministros vota pela manutenção da prisão de Arruda; julgamento continua

Na prática, o tribunal já tomou a decisão de negar o habeas corpus apresentado pela defesa de Arruda para a concessão de liberdade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, até agora, manter a prisão preventiva do governador afastado do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido). Na prática, o tribunal já tomou a decisão de negar o habeas corpus apresentado pela defesa de Arruda para a concessão de liberdade, mas a decisão só será anunciada ao final da votação --já que alguns ministros podem mudar de ideia até o final da sessão.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Ellen Gracie acompanharam o voto do relator, Marco Aurélio Mello, pela manutenção da prisão. O único voto pela liberdade de Arruda foi do ministro Dias Toffoli.

Ao votar contra a concessão do habeas corpus que pede a libertação de Arruda, o ministro Ricardo Lewandowski seguiu o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, argumentando que a prisão preventiva cumpriu todos os requisitos previstos pela Constituição.

"A decisão do ministro [Marco Aurélio] calca-se em fatos concretos como foi demonstrado pelo eminente relator. São fatos concretos que subsidiam a prisão cautelar", afirmou Lewandowski.

Ao contrário do ministro Dias Toffoli, único que votou até agora contra a manutenção da prisão de Arruda, Lewandowski disse que a Câmara Legislativa do DF não precisava avalizar a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que decretou a prisão do ex-democrata.

"Quando se trata de prisão preventiva, não se pode exigir a prévia ciência sob pena de eficácia da medida. Se for ouvir [a Casa] primeiro, essa medida se mostrará inócua", afirmou.

Para o ministro Joaquim Barbosa, há fortes indícios de que Arruda tentou subornar o jornalista Edson dos Santos Sombra, uma das testemunhas do suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal.

"O paciente [Arruda] somente foi preso não só depois de serem colhidas inúmeras provas contra ele, mas depois de reiteradas tentativas de sua parte de prejudicar a investigação criminal, impedir a busca da verdade e manter em tese as atividades da suposta organização criminosa instalada na cúpula do governo do Distrito Federal", afirmou.

Barbosa disse que vai defender a inconstitucionalidade da Lei Orgânica do Distrito Federal por exigir autorização dos deputados distritais para processar o governador. O STF deve julgar nas próximas semanas uma ação proposta pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que pede que esse aval da Câmara seja dispensado.

A ministra Cármen Lúcia disse que os motivos que levaram o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decretar a prisão de Arruda são relevantes. "É muito grave o que levou o STJ a determinar essa prisão.Pensar que a impunidade possa ser acolhida no Estado de Direito é imaginar que se pode construir fortaleza para dar segurança e, nela, instalar porta de papelão. A vida não é uma ficção. A moral e o direito não hão de ser contadas sem a eficácia das instituições", disse.

Além de Mello, Lewandowski, Cármen Lúcia e Barbosa, o ministro Carlos Ayres Britto também votou pela permanência de Arruda na prisão. "Assegura-se o contraditório, a ampla defesa aos litigantes e aos acusados", afirmou Britto.

Na contramão dos demais ministros, Toffoli disse que a Câmara Legislativa deveria ser comunicada da decisão do STJ de processar Arruda e requer autorização. "No caso do paciente se não houver a aprovação da Câmara para autorizar o processamento, quanto tempo ficara o paciente recolhido?", questionou.

Dos 11 ministros da Corte, dez participam do julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa de Arruda. Se o STF negar o pedido da defesa, o governador permanecerá preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília --onde está detido há 21 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES