Maioria dos municípios do Piauí não possui Plano de Resíduos Sólidos

O levantamento minucioso foi realizado pela equipe técnica do Tribunal de Contas do Piauí durante o ano de 2020.

Maioria dos municípios do Piauí não possui Plano de Resíduos Sólidos | Wilson Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), divulgado no ano passado, mostra que à época somente 84 municípios de um universo de 224 possuíam o Plano de Resíduos Sólidos publicado ou promulgado. O número representa cerca de 37,5% dos entes do Piauí.

Outros 69 estavam em fase de elaboração e 8 estavam com a submissão do texto à Câmara; 63 não realizaram o Plano até a data do levantamento. O trabalho minucioso foi realizado pela equipe técnica do Tribunal durante o ano de 2020, a respeito do exercício da gestão municipal de 2019, e constatou um baixo investimento nas políticas locais de manejo dos resíduos, bem como em seus serviços de limpeza pública.

Cidades enfrentam dificuldade para implementar Plano (Foto: Fernando Frazão)

Observando o cumprimento da legislação, o biólogo e coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Sterlix Ambiental, Rafael Marques, destaca a importância dos municípios realizarem o Plano e de descartarem corretamente os resíduos sólidos. “O Plano de Gerenciamento de Resíduos tem um papel preponderante, não é apenas um documento, possui uma função ambiental, social e econômica, contribuindo para a preservação do meio ambiente, proteção à população e geração de novos produtos a partir da destinação final ambientalmente adequada dos resíduos”, sinaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES