Maioridade penal provoca debate acirrado entre deputados do Piauí

Irritado, Silas Freire bateu no peito e empurrou Mainha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pouco antes de entrar no ar, ao vivo, para entrevista ao telejornal “Agora”, da Rede Meio Norte, na tarde de quarta-feira, os deputados federais Silas Freire (PR) e José Maia Filho, Mainha (Solidariedade), discutiram e trocaram empurrões por causa da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reduzir a maioridade penal dos atuais 18 anos para 16 anos, votado pela Câmara dos Deputados. Pouco antes de entrarem no ar, Mainha apontou o dedo para o rosto de Silas Freire durante a discussão sobre a PEC da Maioridade Penal.

Irritado, Silas Freire bateu no peito e empurrou Mainha. Mainha é contra a mudança no texto da Constituição Federal e Silas Freire é a favor da aprovação da PEC da Maioridade Penal.

VOTAÇÃO - O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada de ontem, o texto da comissão especial para a PEC que reduz a maioridade penal (PEC 171/93). Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes).

O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.

NOVA PROPOSTA - Líderes partidários da Câmara dos Deputados votaram uma emenda aglutinativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 para permitir a redução, de 18 para 16 anos, da maioridade penal para crimes considerados graves.

A diferença na nova proposta é que o tráfico de drogas e o roubo qualificado seriam excluídos do rol de crimes que levaria o jovem com menos de 18 anos de idade a responder como um adulto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES