Mais da metade da população aprova o desempenho de Lula, diz pesquisa

Pesquisa também mostra que 46,5% consideram o trabalho do petista melhor que o de Bolsonaro e 22% veem como igual

Mais da metade da população aprova o desempenho de Lula, diz pesquisa | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a recente Pesquisa de Opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (16/5), uma maioria de 57,4% dos entrevistados aprova o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no governo. Por outro lado, 34,8% dos participantes expressaram sua desaprovação, enquanto 7,8% não souberam dizer ou optaram por não responder à pesquisa. 

A pesquisa também abordou a avaliação do governo nos primeiros cinco meses de gestão. De acordo com os resultados, 28,5% dos entrevistados consideraram o governo como bom, enquanto 28,3% o avaliaram como regular. Em relação aos critérios estabelecidos, 16,8% classificaram a gestão de Lula como péssima e 14,6% a consideraram ótima. Além disso, 7,8% dos participantes avaliaram o governo como ruim. 

A pesquisa, encomendada pela CNT e conduzida pela MDA, foi realizada com 2.002 pessoas em todo o Brasil, no período entre 11 e 14 de maio. O levantamento possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. 

Quando se trata das expectativas para os próximos seis meses de governo, a área que desperta maior otimismo entre os brasileiros é o emprego. De acordo com a pesquisa, 45,1% acreditam que, durante esse período sob a gestão de Lula, haverá uma melhoria nesse setor. Por outro lado, 30,6% acreditam que o cenário permanecerá igual, enquanto 21,4% expressam a preocupação de que a situação possa piorar. 

Os brasileiros também têm expectativas otimistas em relação à educação e à saúde. No que diz respeito à educação, 43,1% dos entrevistados acreditam que ela apresentará melhorias nos próximos meses, enquanto 36% acreditam que ficará no mesmo patamar e 18,6% têm a preocupação de que possa piorar. Em relação à saúde, 40,9% têm uma visão mais otimista, esperando melhorias nessa área nos próximos meses, enquanto 38,3% acreditam que permanecerá igual e 18,3% têm receios de que a situação possa piorar. 

No entanto, houve áreas em que a população demonstrou menos otimismo. Um exemplo é a segurança, na qual 38,2% acreditam que permanecerá no mesmo patamar nos próximos seis meses, 34,4% acreditam em melhorias e 25,5% consideram que a situação pode piorar. Quando se trata da temática de renda mensal, a maioria dos entrevistados avaliou que a situação provavelmente permanecerá inalterada (50,2%). Em contrapartida, 36,1% acreditam que a renda pode aumentar e 11,2% expressam preocupações de que possa piorar nos próximos meses.

(Com informações do Correio Braziliense)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES