Mais de 135 milhões voltam às urnas para escolher presidente

Também serão escolhidos governadores de oito Estados e Distrito Federal

Votação deve ser mais rápida e com menos filas. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (31), 135,8 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas para escolher o próximo presidente da República. Também devem sair da urna os nomes dos governadores de oito Estados e do Distrito Federal, onde a disputa foi levada para o segundo turno.

Para votar, o eleitor precisa ter em mãos apenas um documento com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. É preciso ficar atento porque, nestas eleições, os cidadãos brasileiros não poderão utilizar somente o título de eleitor para conseguir computar seu voto, já que ele não tem foto.

Uma dica importante é que eleitor chegue ao local de votação já sabendo qual é a sua seção. Quem não estiver com o título de eleitor, que contém esses dados, pode checar as informações no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na página, há a opção de consulta pelo nome ou pelo número do título de eleitor.

Outros documentos, como CPF e certidão de nascimento, também não serão aceitos nas eleições de 2010, por não conterem foto.

Como justificar o voto

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência no dia da eleição em qualquer local de votação. É preciso levar o título de eleitor e um documento com foto.

Quem não justificar no dia da eleição, tem até o dia 30 de dezembro de 2010 para se apresentar no Cartório Eleitoral no qual é inscrito.

Voto em branco e votos nulos

O advogado especialista em direito eleitoral Fernando Molino diz que ?voto nulo é um protesto? e, assim como o voto em branco, ?acaba descartado da contagem dos votos?.

A Constituição Federal diz que o candidato a presidente precisa ter mais de 50% dos votos válidos, o que tira dessa conta os brancos e nulos. Se, por exemplo, 70% dos votos acabarem anulados, a Justiça Eleitoral só leva em conta os outros 30%. Assim, basta que um dos candidatos alcance mais de 15% dos votos para terminar com a faixa no peito.

Como escolher os candidatos

Além de levar os documentos necessários, o eleitor precisa escolher bem o seu candidato. Especialistas ouvidos pelo R7 aconselham os brasileiros a pesquisar o passado dos candidatos. Algumas dessas informações estão no site do TSE.

Também é preciso conhecer o partido do candidato, saber as ideias que defende e o que já fez de relevante na sua carreira pública. Além disso, é preciso saber se o candidato tem ficha limpa. Um grupo de organizações sociais fez uma listagem dos candidatos, que pode ser acessada aqui. Também não deixe de prestar atenção nos folhetos e no programa eleitoral transmitido pelo rádio e pela televisão.

Veja em quais Estados haverá segundo turno

Em oito Estados brasileiros e no Distrito Federal haverá votação em segundo turno para eleger os novos governadores. A maioria dos locais em que há indefinição fica no Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá) e Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas), mas há casos também no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES