Mais de 25% dos brasileiros serão impactados com o novo salário mínimo

Aproximadamente 54,075 milhões de brasileiros ganham mais quando há reajuste do salário mínimo.

Novo Salário Mínimo | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reajuste do salário mínimo vai impactar direta e indiretamente o orçamento de 25,4% da população, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatistica e Estudos Socioeconomicos (Dieese), que tomou por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, de 2021. Aproximadamente 54,075 milhões de brasileiros ganham mais quando há reajuste do salário mínimo.

Neste domingo, o presidente Lula anunciou o reajuste para o mínimo, que subiu de R$ 1.302 para R$ 1.320. A fórmula de correção que valerá será a que prevalecia até 2019, a última vez que o piso teve reajuste real (acima da inflação): inflação do ano anterior e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 2020 a 2022, o piso nacional foi corrigido apenas pela inflação, o que provocou perda do poder de compra do mínimo, pela aceleração da inflação.

Ainda segundo o relatório do Dieese, o reajuste no piso nacional chega diretamente a 22,731 milhões. O perfil do público varia entre trabalhadores com carteira assinada, inclusive empregadas domésticas, servidores públicos, aposentados, pensionistas e os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), assistência dada pelo governo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Além disso, na pesquisa também foi traçado o perfil dos que recebem salário mínimo, por idade, gênero e raça. Por idade, a faixa que será mais beneficiada é a de 70 anos ou mais. Mais da metade das pessoas nessa faixa recebem o mínimo (55,3%), seguida pelas pessoas que têm entre 40 a 69 anos. As mulheres, por terem salários mais baixos, são maioria entre os beneficiados, assim como os negros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES