Mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, diz Merlong na Câmara

A pesquisa mostrou que mais de 125 milhões de pessoas vivem com algum grau de insegurança alimentar.

Merlong Solano | Divulgação Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) aponta que cerca de 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer diariamente.

A pesquisa mostrou que mais de 125 milhões de pessoas vivem com algum grau de insegurança alimentar, o que corresponde a mais da metade da população do país. Em discurso na Câmara Federal, o deputado Merlong Solano (PT) denunciou a situação enfrentada pelos brasileiros e destacou que a volta ao mapa da fome no Brasil está diretamente relacionada à atuação governamental.

Merlong Solano diz que mais brasileiros sofrem com a fome (Câmara dos Deputados)

Brasil alcançou patamar assombroso

O parlamentar salientou que o Brasil alcançou um patamar assombroso quando se trata da fome e pontuou que dentre as causas do alto número de brasileiros nessa situação estão o arrocho do salário mínimo, a inflação e o desemprego. 

“A fome atingia 19 milhões de pessoas em 2020. Este ano são 33 milhões de brasileiros. E as medidas tomadas pelo governo federal para contenção da fome hoje são insuficientes e insuficientes diante de um cenário de alta da inflação (sobretudo dos alimentos), do arrocho no salário mínimo, do desemprego e da queda de renda da população. São famílias que sequer têm condições de comprar comida, avalie comprar o gás de cozinha”, disse o petista.

Merlong citou ainda a falta de incentivos à agricultura familiar e ao desmonte praticado na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Aprovamos a Lei Assis Carvalho, de apoio à agricultura familiar e até hoje ela não foi posta em prática. A Conab está sendo destruída, não tem mais estoques reguladores dos principais alimentos que o brasileiro consome. Portanto estamos sujeitos à livre flutuação do mercado, inclusive as operações de especulação e de elevação abusiva dos preços”, frisou o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES