Mais de 400 pessoas votarão em trânsito no Piauí

Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será no dia 31 de outubro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São mais de 80.450 mil eleitores que irão votar em trânsito esse ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento é referente a apenas o primeiro turno das eleições presidências, que aconteceram no próximo dia 3 de outubro. Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será no dia 31 de outubro, o Tribunal recebeu, até o momento, 76.485 registros.

Entre as cidades que computaram o maior número de votos daqueles que pediram para votar em trânsito estão em primeiro, São Paulo com 12.750 e 12.102 votantes; em seguida vem Brasília que vai receber 8.097 eleitores de outras cidades no primeiro turno e 7.783 no segundo; e em terceiro lugar, Belo Horizonte, que vai computar a escolha de 4.531 eleitores, no primeiro turno e 4.268 em um eventual segundo turno.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, no Piauí também já fez o seu registro, e serão cerca de pelo menos 452 eleitores deverão votar em trânsito no Estado. Em Teresina, os eleitores poderão realizar seu voto nas seções especiais, que serão instaladas no Aeroporto Petrônio Portela, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e no Teresina Shopping.

O especialista em Direito Eleitoral, Leonardo Airton, o voto em trânsito está previsto na Lei 12.034/2009. ?O eleitor que votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010, porém, os eleitores que estarão fora do seu domicílio e que não se cadastraram para votar em trânsito permaneceram com a necessidade de justificar a ausência?, finaliza o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES