Maluf recorre ao TSE para tomar posse como deputado

O pedido do parlamentar tem como base a decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que o absolveu

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Paulo Maluf pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que defira o seu registro de candidatura à reeleição e, em conseqüência, determine ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que o proclame eleito e o diplome como deputado.

O pedido do parlamentar tem como base a decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que o absolveu, nesta segunda-feira (13/12), na ação que o havia tornado inelegível e gerado o indeferimento de seu registro de candidatura.

O caso

Enquadrado na chamada Lei da Ficha Limpa, Paulo Maluf concorreu a uma vaga de deputado federal por São Paulo com seu registro indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.

Nas urnas, o candidato obteve 497.203 votos, o suficiente para elegê-lo a uma das 70 cadeiras reservadas ao Estado na Câmara dos Deputados. O TRE-SP, no entanto, já havia confirmado, em agosto, que a situação de Maluf - condenado por ato doloso de improbidade administrativa - se enquadrava na alínea l do inciso I do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades, com a redação dada pela lei da Ficha Limpa.

Maluf recorreu ao TSE e o recurso está na pauta de julgamentos do Plenário da Corte. Considerando a decisão do TJ-SP, que o absolveu, e a urgência do caso, o político pediu que a decisão seja dada monocraticamente pelo relator, ministro Marco Aurélio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES