Mandado para prisão do delator do mensalão deve chegar hoje

Ex-deputado e delator do mensalão fez passeio de moto no domingo (23)

Avalie a matéria:
Roberto Jefferson fez passeio de moto no domingo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mandado com a ordem judicial para prisão do ex-deputado e delator do mensalão, Roberto Jefferson, deve chegar à Polícia Federal nesta segunda-feira (24), segundo a assessoria do Supremo Tribunal Federal informou no fim de semana.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinou na sexta (21) o cumprimento da pena de Jefferson, condenado a 7 anos e 14 dias no regime semiaberto. O ex-deputado passou o fim de semana em sua casa, em Levy Gasparian (RJ). Um carro da PF ficou estacionado em frente à residência. A partir da chegada do documento, os policiais devem executar a prisão.

No domingo (23), Jefferson fez um passeio de moto e disse que está "desfrutando" seus últimos momentos antes de ser preso. "Estou desfrutrando dos momentos finais da minha liberdade", disse ele a jornalistas na porta de sua casa, após voltar do passeio.

O ex-deputado saiu com a moto por volta de 8h do domingo. Ao voltar, cerca de três horas e meia depois, foi abordado por um homem trazia uma doação de R$ 100. O doador disse que é de Cataguases (MG) e queria ajudar o ex-deputado a pagar a multa imposta pelo STF no julgamento, inicialmente calculada em R$ 720,8 mil.

Agentes da Polícia Federal continuam em frente à casa de Jefferson. Com a expectativa de que o mandado de prisão ficasse pronto, uma viatura havia chegado no início da manhã de sábado. Os policiais não seguiram Jefferson durante o passeio de moto.

Também no sábado, Jefferson conversou com os agentes e disse que, se fosse necessário, eles poderiam imprimir o mandado na impressora de sua casa.

Prisão no semiaberto

Além de determinar a prisão de Jefferson, Joaquim Barbosa também negou que ele cumprisse a pena em casa. Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson alegou que precisa de cuidados médicos especiais porque ainda está em tratamento contra um câncer no pâncreas. Com a prisão domiciliar negada, ele vai ter que cumprir a pena no regime semiaberto.

Quando pediu para cumprir regime domiciliar, o ex-deputado informou ao Supremo que queria permanecer na cidade onde mora, o Rio de Janeiro. Em razão disso, Joaquim Barbosa pediu informações ao Tribunal de Justiça do Rio para saber se os presídios do estado tinham condições de receber o condenado em razão dos problemas de saúde. O tribunal respondeu que sim.

Jefferson será o 19º preso do processo do mensalão em presídios brasileiros. Dos 25 condenados, 20 tiveram prisão decretada, mas um deles, Henrique Pizzolato, fugiu para Itália. Ele está detido desde o dia 5 de fevereiro na Itália e o Brasil deverá pedir a extradição na semana que vem para que a pena seja cumprida em território brasileiro.

Outros três cumprem pena alternativa e dois aguardam resultado de recursos, mas não serão presos porque tiveram penas menores de quatro anos, quando é possível converter a punição em prestação de serviço ou pagamento de multa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES