Mantovani cometeu crime de injúria contra filho de Moraes, conclui PF

A conclusão sobre o caso está em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Empresário Roberto Mantovani | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal concluiu suas investigações a respeito do incidente ocorrido no Aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023, envolvendo o empresário Roberto Mantovani Filho e o filho do ministro Alexandre de Moraes, Alexandre Barci de Moraes, e chegou à conclusão de que o empresário cometeu crime de injúria contra o filho do ministro. Segundo relatos, o filho do magistrado teria sido abordado e agredido verbalmente, enquanto Mantovani teria supostamente encostado levemente nos óculos de Alexandre Barci. 

Após analisar as provas, a PF afirmou haver "materialidade e autoria do crime de injúria" por parte de Mantovani. No entanto, as investigações não encontraram evidências suficientes para responsabilizar outros envolvidos, como Andreia Munarão e Alex Zanata Bignotto. A conclusão sobre o caso está em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O incidente ocorreu enquanto o ministro Moraes e sua família estavam na Itália, onde ele participava de um evento na Universidade de Siena. De acordo com Moraes, seu filho teria sido agredido fisicamente e insultado com termos como "bandido, comunista e comprado" por um grupo de brasileiros, incluindo Mantovani. No entanto, os acusados negam a agressão física.

O relatório da polícia italiana revelou que Alexandre Barci pode ter reagido às agressões verbais dirigidas à sua esposa pelo empresário, que estava a alguns metros de distância, apontando o dedo indicador em direção ao filho do magistrado.

“Embora as filmagens do Aeroporto Internacional de Roma mostrem que houve uma discussão entre os envolvidos, e que a interação teve início a partir da manifestação de Andreia Munarão, tais elementos, diante da falta de registros sonoros, e da impossibilidade de realizar leitura labial, são insuficientes para atestar a materialidade do crime previsto no art. 140 do Código Penal por parte de Andreia Munarão e Alex Zanatta Bignotto”, afirmou o delegado de polícia federal Hiroshi Sakaki no relatório.

O caso está sendo investigado no âmbito do Inquérito nº 4.940, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de esclarecer os acontecimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES