Marcelo Castro entrega carta de demissão

José Agenor Alvares, assumirá a pasta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, entregou nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, a sua carta de demissão. "Minha situação estava muito delicada", disse ele, após lembrar que ficou "muito vulnerável e desprotegido, depois de todos os ministros do PMDB terem deixado seus cargos e da Câmara só restava eu".

Na verdade, Castro é o quinto dos seis ministros do PMDB a entregar o cargo. Ainda resta a ministra da Agricultura, a senadora Kátia Abreu. A exoneração de Castro, "a pedido" será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Castro declarou ainda que "não tenha a menor dúvida de que apoiarei o governo dele (Michel Temer), que é o presidente do meu partido, com quem tenho muito boa relação".

Marcelo Castro disse que não entregou a sua carta de demissão pessoalmente à presidente Dilma porque ela estava reunida, exatamente, com Kátia Abreu, discutindo o plano safra que será lançado na semana que vem. O emissário foi o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidente da República, Jaques Wagner, com que Castro já havia conversado na noite de terça-feira.

O encontro ocorreu pouco antes das 20 horas, e Jaques Wagner estava reunido com o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo. Os dois ajudaram a explicar a presidente Dilma sua situação. "Os dois argumentaram com a presidente as minhas razões", contou o ministro.

Depois de lembrar que precisava deixar o cargo, após conversar com o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), e apresentar o seu "desconforto" com a situação, Marcelo Castro justificou que era necessário sair porque é uma pessoa de partido. "Não tenha a menor dúvida (de que apoiarei o governo Temer). Eu sou presidente regional do PMDB no Piauí".

Sou fundador do partido e não tenho a menor pretensão de sair do meu partido. Eu fui indicado ministro pela bancada do PMDB, não pedi a ninguém e não tenho nenhuma divergência ou conflito com o PMDB". Marcelo Castro lembrou ainda que Temer "sempre respeitou a sua posição, o que me dava uma certa gratificação". E emendou: "ele (Temer) nunca me perguntou nada. Nunca conversei com ele sobre a situação. Ele compreende que eu não poderia ter outro comportamento a não ser o que tive".

Com a saída de Marcelo Castro, o secretário executivo da pasta, Agenor Álvares, assume o posto interinamente. Agora, serão seis os ministros interinos no governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES