Marcelo Nolleto anuncia data de encontro do G20 no Piauí e fala sobre eleições

Nolleto informou que o encontro que será realizado tem caráter preparatório, além de se justificar a razão pela qual o Piauí foi escolhido.

Marcelo Nolleto anuncia data de encontro do G20 no Piauí | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Governo do Piauí, Marcelo Nolleto, concedeu entrevista para o Jornal Agora nesta terça-feira (05), para falar, entre outros temas, sobre o papel do Piauí no encontro do G20, que deve ocorrer em maio no estado.

Nolleto informou que o encontro que será realizado tem caráter preparatório, além de se justificar a razão pela qual o Piauí foi escolhido. "Ontem tivemos uma reunião com o MDS, com a presença do ministro Wellington Dias e a ideia é que o Piauí, de 22 a 24, terá o privilégio de receber o grupo que tem as maiores economias do planeta. São 19 países, mais a União Europeia e a União Africana".  

A ideia do presidente Lula é colocar na pauta do G20 a pobreza e a desigualdade social e o Piauí tem expertise nisso porque conseguiu ao longo dos últimos anos reduzir a pobreza e as desigualdades sociais e aumentar seu PIB e distribuir essa riqueza entre as famílias. É uma reunião preparatória para a reunião que vai acontecer entre os ministros e chefes de estado no final do ano. São reuniões técnicas. 

Nova viagem internacional

O secretário integra a comitiva que deve acompanhar o governador Rafael Fonteles em novo compromisso de viagens internacionais. Ele destacou o objetivo da nova agenda. 

O governador tem apostado nessa abertura internacional do mercado. É uma medida que a gente pode colher as melhores iniciativas, as melhores práticas e ter cooperação tanto com grandes empresas como com o governo e trazer esses investimentos para o Piauí.  Nessa viagem nós iremos a India, Singapura e Austrália. O foco é no mercado de tecnologia. Nós teremos uma visita a mineradora e em Singapura o foco é a educação e a ideia é que a gente possa dialogar com parceiros para implementar aqui como a gente já vem fazendo.

Adesões ao grupo político

Questionado pela jornalista Cinthia Lages sobre um eventual "limite" de adesões ao campo político do PT no Piauí, sobretudo ao pré-candidato Fábio Novo na capital, Marcelo destacou que todos com vontade de trabalhar por Teresina serão bem vindos.

"O limite é a quantidade de pessoas que estão dispostas a trabalhar e cuidar de Teresina. Eu falo como cidadão teresinense e é cristalino que a nossa capital tá precisando de mais cuidado. A nossa ideia é acolher todo mundo que queira ajudar nessa reconstrução".

Escolha de adversário 

Para o questionamento da jornalista Apoliana Oliveira, o secretário informou que o grupo político não escolhe adversário. "No nosso entendimento, nós não escolhemos adversário. Nossa pré-candidatura é propositiva. Acho que não devemos focar em adversários, mas sim em soluções para nossa cidade.

Posição do governador em municípios

Sobre a postura que o governador deve adotar em cidades nas quais os dois, ou até três candidatos fazem parte de partidos aliados ou do próprio PT, o secretário apontou que as eleições de 2024 apresentam peculiaridades.

"Cada um dos municípios tem uma história própria. A nossa ideia, o nosso foco é pensar em levar benfeitorias para as cidades, afim de resolver os problemas do povo de cada um desses municípios. Naturalmente, uma aliança entre o governo estadual e municipal facilitam muito isso. Em Oeiras, nós temos dois candidatos do nosso lado. Ambos são parceiros, mas com a desistência de Dr. Hailton, nosso candidato é o Ícaro. 

Segue o link para acompanhar a entrevista completa:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES