Marco legal para jogos eletrônicos é aprovado em Comissão do Senado

O PL exclui do seu escopo máquinas caça-níqueis e jogos de azar similares.

Relatora do projeto, senadora Leila Barros | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei (PL) 2.796/2021, que institui o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos foi aprovado nesta terça-feira, 27, pela Comissão de Educação (CE). O texto oriundo da Câmara dos Deputados recebeu parecer positivo da senadora Leila Barros e segue agora para deliberação do Plenário em caráter de urgência.

O que é?

O propósito deste projeto é regularizar aspectos diversos da indústria de jogos, abrangendo a produção, importação, venda, desenvolvimento e utilização comercial, além de buscar formas de incentivar o ambiente de negócios e aumentar o capital disponível para investimentos no setor. 

Sob a nova legislação, jogos eletrônicos são definidos como programas de computador que integram elementos gráficos e audiovisuais destinados ao entretenimento, permitindo ao usuário controlar e interagir com a interface. A legislação também cobre dispositivos e acessórios utilizados para jogar, como consoles, além de aplicativos móveis e sites com jogos.

Está fora do Projeto de Lei

O PL exclui do seu escopo máquinas caça-níqueis e jogos de azar similares, além de jogos de fantasia esportiva, já regulados por outra legislação específica.

Um dos destaques do projeto é o incentivo fiscal para desenvolvedores de jogos, incluindo empresários individuais, sociedades, cooperativas, e microempreendedores individuais (MEI), desde que a receita bruta do ano anterior não ultrapasse R$ 16 milhões. O projeto ainda oferece um regime especial para negócios que utilizam modelos de negócios inovadores, enquadrados na Lei do Inova Simples, visando estimular o avanço tecnológico e o empreendedorismo.

Por que é importante

Segundo a senadora Leila Barros, o texto visa reconhecer a importância dos jogos eletrônicos além do aspecto comercial, enaltecendo suas contribuições para a cultura, educação e inovação tecnológica.

Além disso, o projeto propõe incluir os criadores de jogos no rol de beneficiários de incentivos previstos em leis como a Lei do Audiovisual, Lei do Bem, o Marco Legal das Startups, e a Lei Rouanet, fornecendo diversos benefícios fiscais e apoios ao desenvolvimento de jogos independentes brasileiros.

A senadora destacou ainda a importância de medidas para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, incluindo a classificação etária dos jogos e restrições para microtransações.

Jogos para fins educacionais

O projeto também enfatiza o potencial dos jogos eletrônicos para fins educacionais, terapêuticos, de treinamento e mais, incentivando a implementação de políticas públicas para promover seu uso em escolas e o desenvolvimento de cursos de capacitação na área.

A indústria de jogos, com crescimento anual de 10% e receitas que superam as combinações das indústrias de cinema e música, segundo Leila Barros, se beneficia enormemente com a regulamentação, que visa não apenas fomentar seu crescimento, mas também oferecer vantagens para a sociedade como um todo.

Jogos na vida social

A aprovação do projeto pela CE foi elogiada pelo presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB-PR), que destacou a importância dos jogos eletrônicos em diversas áreas da vida social. Uma emenda proposta pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) também foi aceita, visando a criação de uma plataforma de jogos eletrônicos apoiada pelo Estado, sublinhando a medida como importante.

"São ferramentas essenciais ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, com a previsão de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento. Para que a gente possa ter todas essas ferramentas a favor, inclusive, da educação e desenvolvimento de novas tecnologias em nosso pais", afirmou Carlos Viana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES