Deputado Marco Maia assina atos para criar três CPIs na Câmara

CPIs vão focar tráfico de pessoas, trabalho escravo e exploração sexual

Avalie a matéria:
Deputado Marco Maia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), autorizou na noite desta quinta-feira (2), primeiro dia do retorno dos trabalhos legislativos, a criação de três comissões parlamentares de inquéritos (CPIs). As três são ligadas aos direitos humanos. A primeira será para investigar o tráfico de pessoas, a segunda a exploração sexual de menores e a terceira, o trabalho escravo.

Embora o ato de criação tenha sido assinado, para que as comissões passem a existir, é preciso que o ato seja lido no plenário da Câmara, e os líderes partidários façam as indicações dos nomes que vão compor cada uma delas.

Proposta pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a CPI do tráfico de pessoas terá o objetivo de investigar as ocorrências e os responsáveis por estes crimes no período de 2003 a 2011. Já a CPI da exploração do trabalho escravo foi proposta pelo deputado Cláudio Puty (PT-BA). O deputado utilizou como base uma lista divulgada pelo Ministério do Trabalho, que traz o nome de empregadores que exploram a força de trabalho.

Já a CPI que pretende apurar a exploração sexual de crianças e adolescentes foi proposta pela deputada Liliam Sá (PSD-RJ), e é baseada em denúncias e matérias veiculadas na imprensa sobre o abuso de menores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES